abril 25, 2018

[Segurança] Hackearam o Batman!

Não é só Deus que pode ter sua identidade online destruída por pessoas mal intencionadas através da Internet. Um outro caso muito triste aconteceu com Marcio Seixas, que é o dublador brasileiro responsável pela voz do nosso Batman, entre vários outros personagens (incluindo o Spock, James Bond e o computador HAL, do filme 2001).

Recentemente, o Marcio publicou um vídeo para contar a história de como uma pessoa conseguiu enganá-lo e ter acesso a seus dados pessoais, financeiros e online. Com isso, essa pessoa vem ameaçando e chantageando ele há mais de um ano.



Procurado por uma pessoa que se ofereceu a ajudá-lo a disponibilizar online os seus cursos de locução, o Marcio foi enganado a ponto de ceder seus dados de cartão de crédito com o pretexto de comprar os equipamentos de filmagem necessários. O suposto parceiro não prestava contas das despesas, usou o cartão para fazer compras pessoais e revendeu os equipamentos no Mercado Livre. Ele também conseguiu acesso ao celular e ao computador do Marcio, inclusive com acesso as suas comunicações via Whatsapp. E conseguiu tomar controle de seus perfis nas redes sociais, incluindo o conteúdo existente, que ele havia produzido anteriormente. Como disse o Marcio, "a lista de delitos desse indivíduo é interminável".

Ao perceber a intenção fraudulenta, ele tentou se afastar dessa pessoa, mas  a partir deste momento o Marcio começou a ser ameaçado, difamado em redes sociais e chantageado em 1 milhão de reais.

O que eu acho mais triste nessa história, na verdade, é a lentidão da justiça em ajudá-lo. Como qualquer cidadão de bem faria num caso desses, ele procurou um advogado e entrou na justiça para tentar reaver seus bens fraudados e reaver seu acesso as redes sociais, além de punir a pessoa, claro. O resultado é que ele tem sofrido muito com a lentidão da justiça, e muito aos poucos tem conseguido se recuperar. Pior: esse fraudador fez outras vítimas, tem vários processos em aberto e segue solto.

Além do vídeo com seu depoimento, o Marcio disponibilizou alguns detalhes sobre o caso em seu site. Sua história mostra como uma pessoa mal intencionada consegue facilmente infernizar a vida de qualquer um.

Para saber mais (incluído em 26/04)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.