abril 18, 2018

[Segurança] Alguns livros indispensáveis para profissionais da segurança da informação

Em agosto do ano passado, o pessoal do Blog SegInfo publicou um artigo bem interessante, indicando aqueles que eles consideram ser os "17 livros indispensáveis para profissionais da segurança da informação e entusiastas de TI". Eu achei a lista legal, mas ao mesmo tempo alguns dos livros dessa lista, na minha opinião pessoal, estão longe de serem considerados "essenciais".

Quando eu vi a lista, também me lembrei que há muitos anos recebo periodicamente uma lista de livros através de um aviso automatizado da velha lista de discussão CISSP-BR, e notei que essa mensagem foi atualizada pela última vez em 2005 (13 anos atrás!).

Revisando essas duas listas, e adicionando algumas pitadas de sugestões pessoais, resolvi montar qual é a minha recomendação dos livros mais importantes para os profissionais de SI, que pode ser vista logo abaixo.
Importante: Esta é minha opinião pessoal, não tenho a intenção de ditar quais são os melhores  ou piores livros da área. Vários livros podem não valer a pena se você não tem interesse pelo assunto específico. Esta lista pode ser (e será!) revista e atualizada a qualquer momento.
Sem mais delongas, segue a linha pequena lista de livros sobre segurança, organizada por assuntos.

Pentest
Application Security
Criptografia
  • "The Code Book: The Science of Secrecy from Ancient Egypt to Quantum Cryptography", Simon Singh (eu gosto muito da forma didática que é escrito)
  • "Applied Cryptography", Bruce Schneier (clássico!)
  • "Handbook of Applied Cryptography", A Menezes, P van Oorschot, S Vanstone (disponível online)
Investigação e Forense
Segurança em Redes
Gestão de Segurança
  • "Gestão da Segurança da Informação", Marcos Sêmola (um clássico nacional)
Vários Assuntos
Outros
A Amazon possui uma página com os Mais Vendidos em Livros de Segurança e Criptografia para Computação, atualizada uma vez por hora. Peguei o link graças a Clavis ;)

Se você sentiu falta de algum livro, fique a vontade para citar isso nos comentários.

OBS: Post atualizado em 07/05/18.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.