abril 02, 2018

[Cyber Cultura] Quem gosta de Emoticons?

Num domingo a noite eu estava zapeando na Internet e achei um vídeo curto e bem divertido aonde o Marcelo Tas e o gerador-de-lero-lero Mario Sergio Cortella discutem a utilidade dos Emoticons. O título do vídeo resume a opinião do Cortella: "Eu odeio Emoticons". Gravado em Campinas em maio de 2017, durante uma edição especial na CPFL do evento Café Filosófico, esse é um trecho de uma conversa divertida entre os dois, que ao todo dura cerca de 1h30. Eles falaram sobre vários assuntos incluindo o uso de redes sociais, a troca de informação na Era Digital, isentões e... Emoticons (aos 42 minutos do vídeo completo).


Os emoticons e são uma constante em nossa comunicação nas redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea, e é comum vermos discussões se eles contribuem ou prejudicam a capacidade de comunicação online. Que nunca viu a charge abaixo?


Além de permitir agilizar a comunicação online, na minha opinião, a principal vantagem do uso dos emoticons é que eles são uma forma de transmitir alguma tipo de sentimento junto a mensagem, ou como disse o Marcelo Tas, uma forma de "humanizar a conversa". Eu, pelo menos, uso muito os emoticons com esse objetivo ;)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.