abril 20, 2018

[Carreira] Soletrando com o Alfabeto da NATO

Quem já andou de avião já deve ter percebido que todos os funcionários e atendentes de companias aéreas soletram sempre da mesma forma, associando cada letra com palavras que soam meio gringas. Blog, por exemplo, vira "Bravo-Lima-Oscar-Golf".

Esse é um padrão para soletrar conhecido como "NATO phonetic alphabet" (alfabeto fonético da NATO/OTAN). Criado pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) com objetivo de unificar a comunicação entre as forças armadas de diversos países, ele foi oficializado em 1956, em parceria com a organização internacional de aviação civil e em seguida oficializado pelo International Telecommunication Union (ITU).



O alfabeto fonético da OTAN é útil para evitar erros de ortografia ou má comunicação, especialmente quando pessoas de diferentes países estão trabalhando em conjunto, misturanto sotaques e pronúncias diferentes.

Esse alfabeto fonético, na verdade, é bem útil no dia-a-dia, pois facilita o esforço de soletrar a qualquer momento. É extremamente válido principalmente quando você está viajando para outro país. Embora nós dejamos acostumados a soletrar "A" como "A de Amor", se você está em outro país você pode demorar um tempinho até se lembrar de uma palavra que comece com a letra que deseja - ou pior, escolhe uma palavra e pronuncia erroneamente.


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.