janeiro 30, 2018

[Segurança] Preparativos para a Defcon 2018

Já está na hora de começarmos a planejar a nossa viagem para a Defcon este ano! O evento acontecerá de 9 a 12 de Agosto, no hotel Caesars Palace, em Las Vegas.


Afinal, falta um pouco mais de 6 meses para este, que é o maior evento hacker do mundo, e já estamos em um bom momento para pesquisar e começar a comprar as passagens de avião, pois elas representam o maior custo da viagem.

Ir para a Defcon é menos impossível do que pode parecer a primeira vista! É possível comprar vôos a bons preços e parcelados no cartão de crédito, os hotéis em Las Vegas são relativamente baratos (e com conforto) e há muitas opções de lugares para comer uma boa refeição por um bom preço. Até mesmo as redes de restaurante Outback e Applebees, tão populares e elitistas aqui no Brasil, são super acessíveis e com preços justos lá nos EUA. e o ingresso para a Defcon é relativamente barato, pela qualidade do evento!

Isso sem falar que a viagem para os EUA te abre a oportunidade de boas opções de compra de roupas e eletrônicos por excelentes preços. O que você economiza nas compras compensa os gastos de viagem!

A boa novidade neste ano é que é a compania aérea LATAM lançou um novo vôo direto de São Paulo para Las Vegas em um período experimental de junho até agosto, felizmente pegando os dias da Defcon! Esses vôos de ida e volta estão disponíveis apenas 3 dias por semana, mas é possível enquadrar para o período do evento. A grande vantagem é que este vôo é direto e demora cerca de "apenas" 12 horas, enquanto normalmente gastamos pelo menos 18 horas em qualquer opção de vôo com conexão. Não se engane, não existe vôo direto do Brasil para a costa oeste dos Estados Unidos, logo se você pretende ir para Las Vegas, Los Angeles ou São Francisco, por exemplo, é preciso fazer conexão em algum lugar. Por isso mesmo  essa opção da LATAM está tão atrativa! Você vai gastar um pouco a mais de dinheiro, mas ganha em tempo e conforto (sem falar que não tem risco de, por azar, perder uma conexão na ida ou na volta).

A regra de ouro é, se você conseguir comprar uma passagem para os Estados Unidos por até $1.000 dólares (menos de R$ 3 mil) você está pagando um ótimo preço. Mas, quanto mais próximo você estiver na data do evento, mais cara será a passagens e você tem menos opções de vôos, preços e escalas.

O William Caprino, que tem muitos anos de experiência participando da Defcon e da Black Hat, se associou a uma agência de viagens (Carpe Diem Personal Travel) e preparou pacotes de viagem para o evento, onde ele consegue oferecer este vôo da LATAM por um bom preço! Além disso, ele também oferece pacote com hotel e carro.

A minha sugestão é que você se programe para ficar a semana inteira em Las Vegas (por exemplo, de domungo 05/8 ao outro domingo, 12/8), assim no início da semana você pode escolher entre fazer turismo, fazer compras, ir na BSides Las vegas ou ir na Black Hat - ou fazer um pouquinho disso tudo! A Defcon vai até o domingo dia 12/08, mas na verdade como este dia é meio morto no evento, você pode optar por pegar o seu voo de volta no domingo mesmo e chegar no Brasil na segunda-feira (13/8) de manhã, pronto para o trabalho!

Se você puder estender um pouquinho mais a sua estadia nos Estados Unidos sugiro considerar duas opções interessantes:
  • na semana anterior a Defcon acontecerá em Las Vegas uma convenção para fãs da série Star Trek, de 1 a 5 de Agosto, no hotel Rio. é uma oportunidade legal para nerds, mesmo que você não seja fã fervoroso da série. É possível comprar ingressos para todos os dias do evento ou apenas para alguns dias específicos, e eu acredito que vale a experiência!
  • Nos dias 20 a 22 de Julho acontecerá a conferência The Circle of HOPE (Hackers On Planet Earth) em Nova York, um evento de segurança que existe desde 1994. Com isso, em um período de um mês, é possível conhecer as duas cidades e os dois eventos na mesma viagem!


Já é hora de planejar a sua viagem e não dexe para depois! É possível ir para a Defcon sem gastar muito dinheiro. Olhando com antecedência, é possível comprar passagens com bons preços e reservar bons hotéis pagando pouco.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.