novembro 21, 2017

[Segurança] Estatísticas de fraude no Brasil

A Serasa Experian mantém um estudo de Indicadores de Tentativas de Fraude, que mostram algumas estatísticas sobre a fraude no Brasil, principalmente sobre as tentativas de fraude contra o consumidor brasileiro relacionadas ao roubo de identidades.

Os últimos dados, de Agosto deste ano, mostram que:
  • A cada 14,5 segundos é realizada uma tentativa de fraude no país;
  • Este número representa a menor frequência mensal já identificada, desde outubro de 2014, o que indica o aumento na quantidade de fraudes;
  • De Janeiro a Agosto foram identificadas 1,307 milhão de tentativas de golpes, 9,8% maior que o mesmo período do ano passado;
  • O segmento de Telefonia foi o mais afetado, representando 38,4% do total de casos. Em um dos golpes mais comuns, criminosos usam dados de consumidores para abertura de contas de celulares ou compra de aparelhos;
  • O setor de Serviços é o segundo segmento com mais tentativas de fraude, representando 30,6% do total;
  • Bancos e financeiras vem em terceiro lugar com 23,3% das tentativas de fraude, seguidos pelo setor de Varejo, com 6,1%;
  • As tentativas de fraude no primeiro semestre do ano representaram crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período de 2016.



Segundo a Serasa Experian, as principais tentativas de golpe associadas ao roubo identidade são, usando uma identificação falsa ou roubada:
  • Compra de celulares;
  • Emissão de cartões de crédito;
  • Financiamento de eletrônicos no Varejo (TV, aparelho de som, celular etc.);
  • Abertura de conta em banco, aonde o criminoso também consegue acesso a outros produtos bancários como cartões, cheques e empréstimos pré-aprovados, potencializando as fraudes;
  • Compra de automóveis;
  • Abertura de empresas, que servem de ‘fachada’ para a aplicação de golpes no mercado.

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