novembro 13, 2017

[Cyber Cultura] Buzzword do momento: Blockchain

Você está antenado com as tecnologias que estão mudando o futuro da humanidade e que estão revolucionando todas as indústrias, então você certamente manja tudo de...

Blockchain


Se você acha que essa buzzword é "hype", imagina então se colocarmos ela em uma frase bem usada. Veja o que disse uma reportagem no portail CIO em Abril deste ano: "Você tem ouvido falar muito em Blockchain. E a tendência é que as conversas em torno da tecnologia continuem a dominar as rodas de debate sobre modelos de negócio disruptivos, a medida que mais setores econômicos comecem a examinar, em maior profundidade, os impactos que ela provocará no modo como hoje transacionamos mercadorias e serviços."

O Blockchain praticamente nasceu junto com o Bitcoin, a cripto moeda ("cryptocurrency", em inglês) que também promete revolucionar o mundo. O Blockchain funciona como a tecnologia de compartilhamento seguro de registros, de forma peer-to-peer, que viabiliza a confiança nas transações e torna o Bitcoin viável.
É muito fácil encontrar definições genéricas e superficiais do Blockchain comparando com um "livro razão distribuído": Essa reportagem do portal CIO, por exemplo, define que o Blockchain funciona como um banco de dados e uma rede ponto a ponto em que registros de transações ficam distribuídos entre milhares de computadores. A distribuição e a assinatura digital dos registros garantem a integridade da transação, sendo impossível adulterá-la. Ele cria um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado, como se fosse um livro contábil de forma pública e compartilhada. E acredita-se que o Blockchain tem a capacidade de revolucionar o setor financeiro (na transmissão de valores e em contratos inteligentes), os cartórios, serviços de saúde e o agronegócio.

Para saber mais:




Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.