setembro 14, 2017

[Segurança] Cuidado com sua privacidade

Uma amiga, a Yumi Ambriola, compartilhou no Facebook uma história que aconteceu com ela recentemente e que mostra a importância de tomamos cuidado com nossas informações pessoais.

A história, verídica, é um bom exemplo de como devemos ter cuidado ao conversar com estranhos, ou com o que falamos próximo a estranhos, pois hoje em dia é muito fácil rastrear as pessoas através das informações que compartilhamos na Internet.
"Hoje no táxi, o motorista estava contando de uma passageira X que brigou com o namorado Y, estudava num lugar W e morava num bairro nobre Z de SP.


Por esporte, apenas com essas informações W, X, Y e Z (só o primeiro nome do casal), consegui encontra-la através de mecanismos bestas de busca. Achei onde estudava, o e-mail, o perfil do namorado, onde ela trabalhava, a área da empresa em que ela trabalhava e através de uma foto pública com geolocalização em seu perfil, o condomínio onde ela morava.

Bonitinh@s: ao conversar com estranhos, não dê informações desnecessárias... omita/minta nomes ou troque informações para dificultar que seja encontrado.

Mandei uma mensagem para a moça, alertando-a de sua (não) segurança, com dicas de privacidade e aqui mando o recado pra vocês.

Obs: A foto do cachorro fofinho é meramente ilustrativa e serve para que as pessoas prestem atenção no post."
Exemplos como o acima mostram como atualmente está muito difícil, quase impossível, garantirmos a nossa privacidade. Intencionalmente ou não, nós deixamos muitas informações pessoais disponíveis em redes sociais e ao alcance dos mecanismos de busca mais populares. Junte a isso a falta de cuidado em lugares públicos, e estamos dando oportunidade para criminosos e stalkers.

Por isso, devemos sempre prestar muita atenção com quem conversamos (on line e presencialmente) e com o tipo de informações pessoais, profissionais e familiares que divulgamos nas redes sociais.

Vale a pena, periodicamente, revisar nossas configurações de privacidade nas redes sociais e serviços online, além de verificar nos mecanismos de busca que informações estão disponiveis sobre nós na Internet. Você já buscou pelo seu nome no Google?

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.