junho 30, 2017

[Cyber Cultura] E-mail ou whatsapp?

Eu tenho a impressão de que os aplicativos de comunicação instantânea (principalmente o Whatsapp e Telelegram) estão rapidamente acabando com o uso do correio eletrônico. Mesmo profissionalmente, eu vejo que os grupos de discussão por e-mail dos quais eu participava estão a cada dia com menos troca de mensagens, enquanto já tenho quase uma dezena de grupos que participo no WhatsApp e Telegram que ficam pipocando mensagens o tempo todo. Alguns grupos de e-mail de uso profissional que participo me parecem quase extintos, com raras mensagens sendo trocadas.

Em uma reportagem do UOL há poucos meses atrás, entretanto, os especialistas defenderam que as duas tecnologias de comunicação vão coexistir por muito tempo. E, na verdade, eles tem um ponto interessante: "As mensagens instantâneas e as redes sociais ganham na agilidade, mas são muito fracas na formalidade de conteúdo e registro".

Ou seja, provavelmente as mensagens instantâneas irão se consolidar como meio de comunicação rápida, enquanto os e-mails serão utilizados provavelmente para comunicação formal.

A reportagem também traz algumas estatísticas:

  • Neste ano, calcula-se que 3,7 bilhões de usuários serão responsáveis por 269 bilhões de e-mails enviados e recebidos por dia no mundo, chegando a 319,6 bilhões de e-mails em 2021;
  • O Whatsapp possui 1,2 bilhão de usuários ativos que enviam em média 50 bilhões de mensagens por dia, com pico de 63 bilhões de mensagens trocadas to dia mais movimentado do ano, que é justamente na virada de ano;
  • Já o Facebook Messenger é usado ativamente por mais de 1,2 bilhão de pessoas.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.