setembro 26, 2016

[Segurança] Ataques recordes

Nos últimos dias, recebemos notícias mostrando que os dois principais ataques existentes hoje em dia, DDoS e roubo de informação, atingiram níveis nunca antes vistos:
  • O Yahoo! teve 500 milhões de contas expostas. Acredita-se que o ataque aconteceu em 2014 e os dados vazados incluem e-mails, datas de aniversário, senhas criptografadas e até mesmo as "perguntas secretas" (perguntas e respostas, expostas sem criptografia). Além do problema de reuso de senhas, este vazamento causa preocupação pois expôs também as perguntas secretas utilizadas pelos usuários, o que pode facilitar o acesso a outras contas da mesma pessoa que utilizem as mesmas perguntas;
  • O blog do jornalista Brian Krebs sofreu um ataque de DDoS que atingiu um pico de 620 Gbps (podendo ter chegado a 665 Gbps). Em seu blog, ele descreve o ataque, que provavelmente foi uma represália por ele ter divulgado informações sobre uma ferramenta de ataque DDoS chamada vDOS, que levou a prisão de duas pessoas.
Esses números são assustadores. Até pouco tempo atrás, o maior roubo de dados era do MySpace, com o vazamento de 360 milhões de contas. E o maior ataque DDoS tinha atingido 602 Gbps.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.