setembro 21, 2016

[Cyber Cultura] Guy Fawkes, de Judas a símbolo dos Hacktivistas

Desde a popularização do Grupo Anonymous eu fiquei intrigado sobre o porquê da escolha do Guy Fawkes como símbolo do grupo.



Na cultura britânica, o Guy Fawkes não é considerado um herói, mas apenas um criminoso que tentou realizar um atentado contra o governo - e até hoje a sua prisão é comemorada na Inglaterra no dia 05 de novembro (algo parecido com o que fazemos no Brasil, com a "malhação do Judas"). Lembrem-se que na Inglaterra a Monarquia é admirada pelos ingleses, logo ser contra a monarquia não é uma boa forma de se tornar um herói nacional.

Mas desde 1980 a cultura pop reciclou a imagem do Guy Fawkes através do comic book V de Vingança, que posteriormente virou filme - e, na verdade, é a imagem desse personagem de ficção que é utilizada para simbolizar os Anonymous.

Recentemente vi um texto do grupo Anonymous, associado a um vídeo sobre os 10 ataques de maior sucesso do grupo, que traz uma luz sobre como se deu o processo de adoção da imagem do Guy Fawkes: foi algo que começou em 2008 durante a operação "Project Chanology", conra a igreja da Cientologia (Scientology):
"Protests around the world soon followed, and due to its association with a stick figure known as Epic Fail Guy, which was commonly used as an identifier among 4-Chan members, the Guy Fawkes mask made its first debut in the Anonymous movement. Guy Fawkes, as many know, failed at his endeavours. The mask was originally intended to brand Scientology a failure as well, however almost immediately, the mask became associated instead with the character ‘V’ from the movie, V for Vendetta. The Church of Scientology has since been in the spotlight for its cult-like practices, which allegedly includes imprisoning and financially exploiting its members."
Ou seja, naquele momento houve a necessidade de que os protestos no mundo online ocorressem no mundo real e, para que isso ocorresse, precisava-se criar uma forma de preservar o anonimado dos participantes. E originalmente a escolha da máscara do Guy Fawkes foi por ele representar um "epic fail", ou seja, um grande fracasso. Queriam que a igreja da cientologia representasse um "fracasso" tão grande quanto foi o fracasso do Guy Fawkes na tentativa de derrubar a monarquia inglesa.

Mas o que aconteceu foi uma imediata associação com o personagem do comic book V de Vingança, e este sim, na estória do comic book, é um anti-herói que luta sozinho contra um hipotético governo ditatorial facista.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.