agosto 04, 2016

[Segurança] Palestras no TED sobre segurança

Eu sou grande fã das palestras do TED: normalmente encontramos um conteúdo excelente, apresentado de forma rápida, objetiva e com um grande cuidado visual e didático. Normalmente as palestras tem apenas 15 minutos, então podem ser assistidas rapidamente.

Há diversas palestras de segurança (e "cyber security") que já foram apresentadas no TED e que eu acho bem interessante - algumas eu já comentei aqui no Blog. Veja abaixo uma lista das palestras que eu já assisti e achei mais interessantes. Eu não listei todas que vi, pois algumas eu não gostei e vi outras que tinham informação imprecisa ou repetida (afinal, todo mundo adora falar do Stuxnet).

A lista abaixo não está em nenhuma ordem específica, embora eu tenha intencionalmente colocado no começo as palestras do Bruce Schneier e do Mikko Hypponen, minhas preferidas ;)
Ok, ok... eu andei pensando e vou começar a fazer também uma lista das palestras que, na minha opinião, não valem muito a pena assistir...
  • "The secret world of cybercrime", Craig Gibson (TEDxMauá), Fev. 2019 - Palestra recente, meio chata (para ser sincero - quase parei o vídeo quando o palestrante soletrou "phishing"), que dá uma pequena visão de como o ciber crime funciona, do ponto de vista de fraude na indústria de telecomunicações, com o crime de vishing. É uma palestra no TEDxMississauga, no Canadá, uma edição do TEDx bem pequena e com infra-estrutura bem simples.


  • "How the IoT is Making Cybercrime Investigation Easier", Jonathan Rajewski (TEDxBuffalo), Dez. 2016 - Eu achei a palestra péssima. Ele tenta mostrar como um investigador forense pode utilizar os dados extraídos dos dispositivos IOT em uma residência para investigar um crime. Mas ele enrola demais no decorrer da história e, pior ainda, ele encerra a palestra sem apresentar uma conclusão. É uma grande perda de tempo!


  • "Open & Back Doors: Why Cyber Crime is a Growing Threat", Dorothy Denning (TEDx Santa Catalina School), Nov. 2015 - Palestra bem sem graça, que fala mais do mesmo. Para piorar, a palestrante tem uma voz e postura que transmite uma sensação de tédio.


  • "The Cyber Skills Gap", Chris Silvers (TEDxElonUniversity), Jun. 2017 - Palestra bem chata. Se você quiser realmente assistir essa palestra, comece no minuto 12:50, quando ele começa a falar sobre o "cyber skills gap" - mas não espere grande coisa. Aos 16:00 minutos ele dá uma dica interessante: para trabalhar com tecnologia, temos que "aprender como aprender" ("learn how to learn") para não ficarmos desatualizados. (NOVO)


No final das contas, algumas palestras também merecem a categoria "não cheira nem fede", ou seja, não são ruins, mas não agregam muita coisa.
  • "Top Five Emerging Cybersecurity Challenges", Srini Sampalli (TEDxDalhousieU), Jul. 6, 2017 - Palestra simples e simpática, aonde ele apresenta o que considera serem as 5 principais desafios atuais de segurança. Para poupar 17 minutos do seu tempo, vou dar o spoiler: Mobile Technologies, Ransonware, IoT, Big Data e "The Human Factor". (NOVO)


  • "Facets and realities of cyber security threats", Alexandru Catalin Cosoi (TEDxBucharest), May 31, 2017 - Palestra bem humorada e um pouco divertida, que fala um pouquinho do arroz com feijão: o que é hacker, o que é ciber criminoso, ransonware, Dark Web, IoT, DDoS, etc - fala até um pouquinho do Stuxnet.


  • "Por que proteção de dados pessoais importa?", Bruno Bioni (TEDxPinheiros), 17 de Out. de 2018 - a palestra não é ruim, mas não agrega nada e não traz informações novas ou relevantes sobre o assunto. (NOVO)


Uma coisa que eu reparei fazendo esse levantamento de palestras do TED, é que o Mikko Hypponen é o "pop star de segurança no TED". Acima eu listei 4 palestras diferente dele. O Bruce Schneier também não fica muito atrás. Embora eu tenha listado apenas 1 palestra dele, eu achei pelo menos 3.

!Eu achei algumas outras palestras do TEDx que não assisti ainda:
Cada vez que eu assisto uma palestra do TED sobre segurança, vejo links para algumas outras que ainda não assisti. Estou começando a achar que eu nunca vou acabar de assistí-las.

Esse post foi inspirado por um artigo do portal CSO Online com as "10 palestras de seguança do TED que você não pode perder". E, para descontrair, aproveite e dê uma olhada nessa playlist: "The funniest TED Talks" :)

OBS: Pequena atualização em 02/03/2017 e incluí as palestras do Pablos Holman (TEDxMidwest), do Ýmir Vigfússon e do Caleb Barlow.

Nota (29/6/17): o site Infosec Conferences publicou uma lista com as "29 Amazing TED Cybersecurity Talks from 2008 - 2017".

Nota: Post atualizado em 17/07/2017.

Nota (13/09/2019): Veja também a lista publicada no artigo no portal CIO: "7 TED Talks sobre cibersegurança que profissionais de TI precisam assistir".

Nota: Post atualizado em 06/11 e nos dias 05, 20 e 30/12/2019. Atualizado em 14/01/2020 com a inauguração da lista dos "não cheira nem fede".

Nota (13/02/2020): Mais uma lista com as top TED talks sobre segurança: "The 10 Best Cybersecurity TED Talks For Practitioners".

Nota: Post atualizado em 23/06/2020.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela coletânea!

Sickeira disse...

Valeu pela coletanea Anchises, vou assistir

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.