julho 11, 2016

[Segurança] Nova norma NBR ISO/IEC 27017 sobre Segurança em Cloud Computing

No dia 07/07 a ABNT lançou oficialmente uma nova norma para padronizar controles de segurança para ambientes de Cloud Computing, a ABNT NBR ISO/IEC 27017:2016 - Tecnologia da informação - Técnicas de segurança - Código de prática para controles de segurança da informação com base ABNT NBR ISO/IEC 27002 para serviços em nuvem.

O objetivo desta nova norma é o de fornecer um conjunto de diretrizes para os controles de segurança da informação que sejam aplicá­veis à prestação e utilização de serviços em nuvem. Ou seja, a norma apresenta um conjunto de controles sugeridos do ponto de vista do prestador de serviços em nuvem e do ponto de vista do cliente deste serviço. Tais diretrizes adicionais são relacionadas especificamente a serviços em nuvem e são aplicados ao conjunto de controles de segurança especificados na norma ABNT NBR ISO/IEC 27002 ("Código de prática para controles de segurança da informação"). Assim, a norma identifica, para cada controle sugerido na 27002, se ele se aplica a ambiente en Nuvem e se ele exige alguns controles adicionais, específicos para este ambiente.

A vantagem da 27017 é que ela serve como orientação para as empresas prestadoras de serviços em nuvem e para os seus clientes, orientando que controles de segurança são necessários para cada um. Assim, as empresas podem direcionar seus esforços de segurança e os clientes podem se proteger melhor e, ao mesmo tempo, identificar e avaliar os tipos de controle oferecidos pelas empresas que eles utilizam.

Esta norma, na verdade, é uma tradução da norma internacional ISO/IEC equivalente, que foi publicada em Dezembro do ano passado.

A ABNT NBR ISO/IEC 27017:2016 pode ser obtida (isto é, comprada) diretamente no site da ABNT.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.