abril 07, 2016

[Segurança] Sequestro no hospital

Um hospital americano, o Baltimore Union Memorial Hospital, é um dos mais recentes alvos de ransomware, aqueles malwares que "sequestram o computador" ao criptografar os arquivos locais e exigir dinheiro em troca de desencriptar tudo. Os responsáveis pelo ransomware, chamado Samsam, pediram um resgate de 45 bitcoins (cerca de US$ 18.500) para fornecer as chaves de criptografia que iriam liberar os dados.

Este tipo de notícia não é novidade, pois usuários e empresas de todo o mundo vem sofrendo com este tipo de praga já há bastante tempo. Recentemente, outro hospital de Los Angeles, pagou 17 mil dólares para recuperar os seus dados.

Já o interessante no caso do Baltimore Union Memorial Hospital, é que ele faz parte do grupo MedStar, que possui 10 hospitais na região de Baltimore e Washington. Segundo o THN, eles já tinham sido atacados por este ransomware na semana passada. Mas, diferente de outras vítimas, o pessoal do MedStar preferiu não pagar a extorsão !!!

Eu, particularmente, achei legal a imagem que utilizaram na notícia do site The Hacker News, bem dramátca...



Felizmente, o departamento de TI do hospital MedStar agiu rápido e foi capaz de detectar a invasão do malware em seus servidores rapidamente, e assim conseguiram evitar que o ransomware se espalhasse ainda mais em sua rede interna ao desligar alguns de seus equipamentos de rede. Além disso, a equipe de TI conseguiu restaurar com sucesso o backup de seus três principais sistemas de informação clínica.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.