julho 07, 2015

[Cyber Cultura] Whatsapp sem noção

A revista Veja em São Paulo publicou recentemente uma reportagem de capa sobre casos em que paulistanos se envolveram em brigas ou receberam ofensas pelo Whatsapp. Isso nada mais é do que uma extensão dos problemas que já sofremos nas redes sociais da Internet (desde o tempo do Orkut, e muito comuns atualmente no Facebook). O Whatsapp é só mais um canal aonde as pessoas expressam o ódio, o bulling, a intolerânca e o preconceito.

Ao final da reportagem, são apresentadas algumas dicas de como se comportar adequadamente online e evitar saias-justas no celular:

  1. Nos grupos, aposte em conteúdos relevantes. Ninguém aguenta correntes, fotos em excesso e respostas a um “bom-dia” todas as manhãs.
  2. Para evitar desentendimentos, avise antes de sair de um grupo e diga que estará disponível para conversas privadas. Também é possível optar por silenciar as mensagens.
  3. Fique de olho no relógio ao contatar pessoas de fora de seu círculo de amizades. Atenha-se ao horário comercial.
  4. Tenha cuidado ao ouvir recados de voz em público. Você não sabe o que vem por aí.
  5. Não espere respostas imediatas, mesmo após saber que a mensagem foi lida. Cobrar um retorno também pega mal.
  6. Pense muito bem antes de enviar qualquer conteúdo particular. Ele pode ser compartilhado rapidamente, sem que você saiba.

Também destaco algumas dicas publicadas pelo pessoal do Ministério Público Federal:



Ainda temos um longo caminho pela frente até educar a população a usar as redes sociais e os meios de comunicação digitais com responsabilidade e com respeito. Infelizmente parece que as pessoas pensam que podem expressar livremente qualquer tipo de opinião, sem sofrer as consequências por isso.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.