julho 10, 2015

[Cyber Cultura] Hackeando sites de Relacionamento

O que acontece quando uma pessoa nerd resolve procurar seu par ideal em um site de relacionamentos?

Esta palestra do TED mostra a experiência da Amy Webb, uma garota de 30 anos que vive na Filadélfia. Tudo começou quando ela fez as contas e estimou que, em uma cidade com 1,5 milhões de habitantes, somente 35 pessoas poderiam satisfazer suas exigênias na busca por um parceiro ideal.

Sua abordagem inicial não deu muito certo, de simplesmnete preencher um cadastro em um site de relacionamento de qualquer jeito (ela copiou e colou as informações do seu currículo no formulário do site). O resultado foram encontros terríveis com pessoas selecionadas pelo algoritmo do site, baseado nos dados do perfil de ambos.

As coisas melhoraram quando ela resolveu mudar sua abordagem: tratar os sites de relacionamentos como um banco de dados, que pode ser manipulado para atingir o resultado ideal - em vez de esperar a combinação de um algoritmo qualquer. Primeiro ela identificou as coisas possíveis que estava procurando em um companheiro (72 diferentes pontos relevantes, que ela priorizou e criou um sistema de notas e classificação). E só respondia aos anúncios que atendessem a um conjunto mínimo de requisitos. Não contente com isso, ela também analisou o perfil das concorrentes (usando dez perfis masculinos falsos), e assim identificou como seriam as outras mulheres que poderiam interessar ao seu prícipe encantado: perfis objetivos (ex: média de 97 palavras muito bem escritas), com linguagem otimista (ex: "divertida", "garota" e "amor") e fotos que mostravam mais no decote. Além disso, as mulheres populares esperam em média 23 horas entre cada contato, tal qual nos comportamos em um processo comum de conquista.

Após "otimizar" o seu perfil, Amy virou a pessoa mais popular online!


Amy soube entender como funcionam os sites de relacionamento e usar isso a seu favor. Sua abordagem criativa mostra como é possível "hackear" o mundo que nos cerca.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.