junho 23, 2015

[Cyber Cultura] Visitando o Raul Hacker Clube

Após palestrar no Roadsec Pro (a versão "corporativa" do Roadsec) em Salvador (BA), eu aproveitei a oportunidade para visitar o Raul Hacker Clube, o hackerspace existente na cidade.

O Raul está prestes a completar seu primeiro ano de vida, e meu primeiro contato com eles aconteceu graças a Campus Party deste ano, em que dois integrantes deles foram até São Paulo e participaram ativamente do Dumont Hackerspace, o espaço que criamos na CPBR para receber o pessoal dos hackerspaces, makerspaces e coletivos semelhantes.

O Raul Hacker Clube tem uma localização privilegiada: fica no bairro Rio Vermelho, a área boêmia da cidade, cercado de vários bares e baladas. Como se isso não bastasse, eles ficam em um pequeno prédio de 3 andares que, no térreo, funciona um Pub Irlandês. Melhor ainda: de frente para o mar.

No dia de minha visita, o Raul ainda não tinha mudado de sede: eles estão prestes a mudar para uma sala no mesmo andar do prédio, um pouco maior, com cozinha e duas janelas grandes, de frente para o mar. Só a vista e a brisa entrando pela janela já valeriam a visita :) Atualmente eles ocupam uma sala pequena, mas que mesmo assim tem aproximadamente o dobro do tamanho da primeira sede do Garoa (no porão da CCD) ou da primeira sede do LHC, em Campinas. Além de tererm seu próprio Pub, no andar de baixo, no prédio também funciona uma pizzaria delivery.

No dia que eu visitei o Raul (sexta-feira a noite), estava rolando o encontro do "LampiãoSec", o pessoal que está estudando segurança da informação - eles viram a noite no hackerspace, estudando, converçando, fuçando no que puderem, sem limites para a criatividade. Nesta noite fuçamos um pouco no site deles e também na ferramenta ... Falamos um pouco sobre análise de Malwares, abrimos cadeado com o kit de lockpicking deles, e ainda dei uma pequeniníssima ajuda para limpar a sala nova.

O Gomex contou que os protestos de 2013 ajudaram na formação do Raul: graças a eles, vários coletivos se conheceram e se juntaram, gerando um caldo de idéias que ajudou no surgimento do Raul Hacker Clube. Enquanto víamos um dos vídeos do protesto, o pessoal se lembrava do momento e falava coisas como "nessa hora eu tava em tal lugar", ou "eu ajudei a fazer tal coisa".

Nesse ano de vida o Raul já realizou diversas atividades, como CineHacker, Global Game Jam, Cozinha (Feijoada) Hacker (incluindo feijoada vegana), e alguns Hackathons. Uma das atividades mais interessantes do Raul, na minha opinião, são as oficinas que eles fazem periodicamente para crianças, batizadas de Crianças Hacker.



No próximo dia 28 de Junho o Raul Hacker Club comemorará seu aniversário de um ano !!!

Para conhecer mais:



Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.