junho 08, 2015

10 anos de Blog

No dia 08 de Junho de 2005 eu fiz meu primeiro post neste blog. Há exatos 10 anos, direto do túnel do tempo !!!


Eu dei uma rápida olhada em alguns dos posts mais antigos e percebi que, em alguns casos, eles citavam sites ou outros blogs que já não existem mais. Não estamos mais na era do conhecimento de papel, aonde um livro pode ser referenciado 10, 100 ou 1000 anos depois. Na Era da Internet, o conhecimento é volátil. Aquele site ou dica de hoje pode não ser mais válido amanhã :(

Eu criei este blog com o objetivo de guardar notas e informações para mim mesmo, mas que ao mesmo tempo pudessem ser compartilhadas com todo o mundo. Este blog é, e sempre foi, uma forma de compartilhar o conhecimento que tenho adquirido no decorrer da minha carreira, inclusive de forma aberta, uma vez que sempre mantive meu blog sob licença Creative Commons que permite o compartilhamento de tudo o que eu publico aqui.

Além disso, nunca tive intenção de entrar na paranóia de conseguir visitantes a qualquer custo, já que esse é um blog que eu faço para mim mesmo, como uma espécie de hobby. Tenho alguns posts mais populares, claro, mas a grande maioria dos meus posts devem ter menos de 100 visualizações. E estou bem contente assim ;)

Um fato interessante é que, desde 2011 eu resolvi ter uma meta pessoal de publicar, em média, 10 posts por mês. Para ajudar a manter esta frequência, desde o ano passado eu comecei a usar frequentemente a idéia de escrever parcialmente algum post e salvar como rascunho, e diversas vezes eu preparo algum post com antecedência e deixo a sua publicação já programada (normalmente as 19h durante a semana). Algumas vezes eu publico com maior ou menor frequência, dependendo do pouco tempo que tenho disponível (que varia em função de carga de trabalho, compromissos pessoais, etc). Assunto mesmo nunca faltou, pois o nosso mercado de segurança é muito intenso e tem novidades diariamente.

O engraçado é que, olhando os posts antigos, eu tenho a sensação e que tenho o Blog há mais tempo. Considerando que tenho quase 20 anos de carreira, eu me arrependo por não ter começado a blogar antes :(

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns, tem aproximadamente 2 anos que acompanho seu trabalho, e sempre indico para profissionais que desejam se informar acerca de segurança da informação.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.