abril 14, 2015

[Cyber Cultura] Coxinhas vs. Petralhas

A Internet (ou melhor, o Facebook) está ficando quase insuportável, principalmente por causa de uma grande polarização política que tem se manifestado frequentemente desde as eleições presidenciais do ano passado. Constantemente nossas timelines (a linha do tempo do Facebook) são inundadas por notícias, falsas-notícias e comentários entre pessoas contra e a favor do governo federal, que há pouco tempo passaram a ser rotuladas de Coxinhas e Petralhas.

O Canal Nerdologia publicou recentemente um vídeo que tenta explicar rapidamente o porque essa polarização acontece nas redes sociais.



O vídeo destaca alguns estudos e fenômenos que explicam como as redes sociais facilitam e reforçam a polarização de idéias e impactam o comportamento coletivo:
  • A pressão social pode fazer com que as pessoas se alinhem a determinadas idéias e opiniões do grupo a qual pertencem, mesmo que elas sejam comprovadamente erradas - simplesmente por receio de contrariar o grupo. Isso acaba estimulando o compartilhamento de informação caluniosa ou falsa nas redes sociais, ou que cause o ridículo da outra parte - mesmo que não tenha embasamento na realidade dos fatos;
  • A polarização em grupo acontece quando participamos de grupos aonde as pessoas compartilham as mesmas idéias e opiniões, e assim elas acabam reforçando as idéias uns dos outros - e as redes sociais nos permitem acompanhar as pessoas que tem as mesmas idéias e ignorar quem tem opinião contrária a nossa;
  • Grupos ideológicos tendem a assumir posições mais extremas - talvez por isso mesmo nossas avós já repetiam o conselho de que "política e religião não se discute";
  • A escalada de opiniões acontece quando membros do grupo divulgam idéias e opiniões cada vez mais extremadas para se destacarem como membros daquela comunidade;
  • O incentivo e apoio dos integrantes do grupo reforçam a polarização de idéias, e isso é mais intenso nas redes sociais, aonde as opiniões podem ser compartilhadas e aprovadas de forma fácil e rápida (através dos compartilhamentos e Curtidas / Likes do Facebook, por exemplo). Assim, as redes sociais destacam o pessoal que apóia uma idéia e escondem os demais que a desaprova;
  • As pessoas tendem a compartilhar e preferir notícias e conteúdo com mensagens positivas ou que despertam a raiva, e ignoraram aquelas com tom negativo, e por isso é difícil conscientizar as pessoas sobre problemas.

É interessante que os fatores acima se somam e reforçam mutuamente, causando o efeito bola de neve.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.