outubro 30, 2014

[Cidadania] O CEO da Apple é gay! E daí?

A mídia deu grande destaque a um recente artigo do Tim Cook, CEO da Apple, em que ele disse abertamente que é gay. Segundo suas palavras:
"Let me be clear: I’m proud to be gay, and I consider being gay among the greatest gifts God has given me"

Tim Cook assumiu a presidência da Apple em Agosto de 2011, quando Steve Jobs se afastou para cuidar de seu tratamento médico. Após a morte de Steve Jobs, Tim Cook continuou presidindo a compania.

O fato dele ser gay nunca foi um segredo, como mostra este artigo de 2011 e o artigo da Gizmodo em 2011 sobre o ranking dos Mais Influentes Gays e Lésbicas da América. Por isso, a grande reverberação que esta notícia causou na imprensa não deixa de ser surpreendente. Porque, afinal, dar destaque a uma notícia que não deveria ser novidade para ninguém ou que no mínimo, em nada muda a importância do Tim Cook e da Apple?

Talvez a resposta esteja no fato de que nossa sociedade espera que os grandes líderes sejam homens, brancos, heterossexuais e católicos. As poucas excessões para esse padrão, quando surgem, são tratados como atração turística - ou pior, como prova de uma suposta igualdade que não existe.

Afinal de contas, se as mulheres já sofrem preconceito na área de tecnologia, o que esperar do tratamento direcionado aos homossexuais? Certamente não é melhor.

Uma pesquisa da Human Rights Campaign Foundation aponta as principais razões para alguém não assumir sua sexualidade abertamente no ambiente de trabalho, tais como:
  • Causar desconforto entre os colegas de trabalho (38%)
  • Possibilidade de ser estereotipado (36%)
  • Possibilidade de perder contato com colegas de trabalho (31%)
  • Receio de não ser considerado para promoções ou oportunidades de desenvolvimento (23%)
Algumas estatísticas mostram claramente a discriminação nas empresas. As mulheres estão no comando de apenas 48 das 1000 maiores empresas americanas (ou seja, elas são cerca da metade de população, mas lideram aproximadamente 5% das empresas). Segundo um relatório da Deloitte, 83% dos trabalhadores gays, lésbicas e bissexuais escondem sua orientação sexual no ambiente de trabalho.

Tim Cook recentemente fez um discurso no Alabama, em que ele denunciou a história de seu estado natal em desrespeitar os direitos humanos de afro-descendentes, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.



No estado do Alabama, aonde Tim Cook foi criado, as pessoas podem ser demitidas por causa de sua orientação sexual. E o casamento inter-racial (entre brancos e afrodescendentes) só foi permitido há 14 anos atrás.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.