dezembro 23, 2013

[Segurança] Um Natal Feliz e Seguro

Chega o final de ano e a época de avaliarmos os sucessos e fracassos do ano, além de comemorarmos nossas conquistas com a família e amigos.

Ou, podemos celebrar essa data de uma forma mais humorada:



Aproveitando a oportunidade, vale a pena ver a reportagem do pessoal do Olhar Digital sobre os golpes online mais comuns no final de ano e sobre cuidados que devemos ter no e-commerce. Nesta época do ano, os golpes online se multiplicam por conta da corrida da população pelas compras de Natal.



Segue um resumo de quais são os principais golpes de final de ano:
  • Cartões de natal eletrônicos maliciosos: Este provavelmente é mais antigo dos golpes nessa época do ano. Alguns cyber criminosos podem criar cartões digitais que apontem para um site malicioso ou que sejam um programa executávem que contenham um malware, que vai infectar o PC, tablet ou smartphone quando a vítima clicar no link para visualizar o cartão;
  • Lojas virtuais falsas: Sites falsos de e-commerce pipocam aos montes agora no final do ano e, normalmente, com promoções agressivas para atrair consumidores. Além de não entregar o produto, o ciber criminoso ganha de bandeja seus dados de cartão de crédito, endereço, telefone etc. que poderá usar para outras fraudes posteriormente. O Pocon de São Paulo mantém online uma relação com mais de 300 sites de e-commerce não recomendados, por já terem realizado vários tipos de golpes contra os consumidores;
  • Anúncios maliciosos de promoções imperdíveis e grandes ofertas: Outro golpe muito frequente nas datas comemorativas, em que há um aumento das compras, em que os ciber criminosos publicam anúncios em sites, redes sociais e também divulgam através de SPAM, que na verdade podem ser links para sites maliciosos de phishing. Uma vez redirecionados para estes sites, os usuários podem ser infectados por vírus ou trojans, ou podem ser redirecionados a lojas falsas;
  • Mensagens de SMS que oferecem promoções ou vale-presentes falsos: É comum o aumento de mensagens de testo, enviadas por celular, alegando que o destinatário ganhou algum tipo de promoção ou vale-presente. A vítima é induzida a ligar para um número telefônico, ou até mesmo clicar em um link enviado no SMS, para que os criminosos possam roubar seus dados pessoais ou praticar outros tipos de golpes;
  • Sites falsos de doações beneficentes: os ciber criminosos também aproveitam a generosidade das pessoas para criar falsos de entidades beneficientes. Se você pretende doar para uma causa digna, pesquise a instituição que está por trás dessas páginas e pense duas vezes antes de divulgar qualquer tipo de informação pessoal;
  • Aplicativos mal intencionados para dispositivos móveis: este é um golpe que tem se tornado cada vez mais comum no mundo todo, fruto da expansão do m-commerce e m-banking, em que ciber criminosos desenvolvem aplicativos maliciosos para roubar informações. Tenha cuidado ao baixar qualquer aplicativo e avalie com cuidado, através dos comentários de outros usuários e verificando a legitimidade dos criadores do software.

Por isso, vale a pena prestar atenção nas diversas dicas de como tem um comportamento seguro e se proteger online na hora de comprar, curtir e comemorar as festas:
  • Na dúvida, não se arrisque: Nunca clique em uma mensagem ou link suspeitos ou caso não se conheça o remetente. Nos casos de e-mails, verifique o endereço de origem do cartão eletrônico para conferir se ele pertence a uma empresa conhecida e legítima. É melhor prevenir do que remediar;
  • Instale no seu computador ou dispositivo móvel e mantenha atualizado produtos de segurança como programas de antivírus e o firewall;
  • Sempre mantenha seu computador com o sistema operacional e todos os softwares atualizados; 
  • Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois os computadores ou os links de comunicação com a Internet podem não estar adequadamente protegidos;
  • Desconfie de ofertas vantajosas demais;
  • Prefira lojas conhecidas e recomendados por amigos ou familiares;
  • Procure no site de e-commerce a identificação da loja e formas de contato (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);
  • Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);
  • Antes de comprar online em um site não conhecido, verifique no Procon-SP a relação dos sites de e-commerce não recomendados. Todos os endereços incluídos na lista negra não responderam às notificações sobre queixas registradas pelos consumidores e, portanto, devem ser evitados.

Nota (incluído em 26/12): o Ethevaldo Siqueira, comentarista da CBN, também fez alguns comentários (bem mais simplistas do que os meus) sobre quais os riscos online na época das compras Natalinas:

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