novembro 18, 2013

[Cyber Cultura] Hacker.

Achei que a definição de "hacker" no The Jargon File merece uma entrada no blog:
hacker /s.m./ [originalmente, alguém que faz móveis com um machado]

1. Uma pessoa que gosta de explorar os detalhes de sistemas programáveis e expandir suas capacidades, ao contrário da maioria dos usuários, que preferem aprender apenas o mínimo necessário.
2. Pessoa que programa com entusiasmo (às vezes obssessivamente) ou que gosta de programar ao invés de ficar apenas teorizando sobre programação.
3. Uma pessoa capaz de apreciar o valor do hacking.
4. Uma pessoa que é boa em programar rapidamente.
5. Um perito em um programa em particular, ou que frequentemente trabalha nele ou com ele; como "Unix hacker". (Definições 1 a 5 são correlacionadas, e pessoas que nela se encaixam reunem-se.)
6. Um perito ou entusiasta de qualquer tipo. Pode-ser um hacker de astronomia, por exemplo.
7. Pessoa que gosta do desafio intelectual de superar ou lograr limitações com criatividade.
8. [Em desuso] Um intrometido malicioso que tenta descobrir informações sensíveis bisbilhotando. Por isso "hacker de senha", "hacker de rede". O termo correto para esta definição é cracker.

O termo "hacker" também tende a conotar participação na comunidade global definida pela rede (veja a rede, e endereço Internet). Implica também que a pessoa descrita de alguma forma aderiu a alguma versão da ética hacker (consulte a ética hacker).
É melhor ser descrito como um hacker pelos outros do que descrever a si mesmo dessa forma. Os hackers consideram-se uma espécie de elite (a meritocracia baseada na habilidade), embora uma [elite] em que novos membros são recebidos de bom grado. Há, portanto, uma certa satisfação do ego em participar e ser identificado como um hacker (mas se você alega ser um e não é, você vai rapidamente ser rotulado como farsante). Veja também Wannabee.

Parte dessa tradução foi baseada no trabalho do pessoal do LHC (Laboratório Hacker de Campinas).

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.