agosto 26, 2013

[Segurança] Pesquisa sobre comportamento, uso de dados e percepção de segurança dos usuários na Internet

Durante o V Congresso de Crimes Eletrônicos, que aconteceu recentemente em São Paulo, o pessoal da FECOMERCIO divulgou a 5ª Pesquisa Sobre o Comportamento dos Usuários na Internet, com algumas estatísticas relacionadas a percepção de segurança dos internautas, dentre as quais acredito que merecem destaque:
  • Praticamente a metade (49,80%) dos entrevistados acreditam que as empresas podem usar e compartilhar seus dados pessoais com pessoas/empresas sem sua expressa autorização (ou seja, praticamente metade delas não estão preocupadas com o que as empresas fazem com seus dados!)
  • 72,30% não confiam na forma que os sites guardam seus dados pessoais
  • 87,80% acreditam que os sites devem guardar registros de acesso para auxiliar eventuais investigações de crimes eletrônicos
  • 2/3 dos entrevistados disseram conhecer a nova lei dos crimes virtuais (“Lei Carolina Dieckmann”), mas apenas 16,37% acreditam que ela será suficiente no combate aos crimes virtuais
  • 2/3 dos entrevistados acreditam que um conteúdo ilegal pode ser removido na web a pedido da vítima, e apenas 1/3 acreditam que deve haver ordem judicial
  • 95,50% acreditam que um provedor de conteúdo deve avisar seus clientes ao receber um aviso judicial relacionado a alguma infração
  • 17,90% dos entrevistados foram vítimas ou conhecem alguém da família que já foi vítima de crime digital
    • O crime mais comum (quase 1/3) é a clonagem de cartão de crédito ou débito, seguido por uso de dados pessoais (17,32%) e desvio de dinheiro em conta bancária através da Internet (15,64%).
  • 86,40% receiam que ocorram "fraudes ou ataques de hackers" em seus dispositivos pessoais
  • Apenas 1/3 dos entrevistados acreditam que baixar músicas e filmes gratuitamente (sem pagamento de direitos autorais) deveria ser ilegal
  • Um pouco mais da metade (55,90%) dos entrevistados realiza compras pela Internet
    • O medo de fraudes é indicado por praticamente 1/3 dos entrevistados que não fazem compras online


Veja a pesquisa completa aqui.

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