agosto 28, 2013

[Cyber Cultura] Hackerspaces e cultura hacker

Na semana passada eu apresentei a palestra "Hackerspaces e cultura hacker" no congresso SecureBrasil 2013, aonde discuti o que são os hackers e os hackerspaces, e como o surgimento e popularização destes espaços podem revolucionar a educação, a tecnologia e, principalmente, a cultura hacker.

Os hackerspaces começaram a se popularizar há poucos anos atrás, e hoje já estão presentes em quase todas as principais cidades do mundo inteiro, incluindo mais de 12 hackerspaces no Brasil. Em um mundo altamente conectado como o nosso, como é possível existir um local aonde as pessoas se encontram fisicamente justamente para, justamente, hackear?




A primeira versão desta palestra foi apresentada em Junho deste ano durante a BHack conference. Para a SecureBrasil, eu dei uma pequena atualizada, ligeiramente inspirada em uma apresentação que o Alberto Fabiano fez no ano passado durante um evento no Centro Cultural da Espanha. Embora a apresentação do Alberto tenha sido mais focada em apresentar os padrões para criação de um Hackerspace, eu peguei algumas idéias para fazer uma pequena atualização e assim pude homenagear o Alberto, colocando-o como co-autor.


AVLAB #13 Hack-lan-house: para além da conexão pt.03 from Centro Cultural da Espanha-AECID on Vimeo.


Eu disponibilizei no Slideshare uma versão em PDF e outra em Power Point da minha apresentação, para que outros possam reaproveitá-la, se desejarem.

Por coincidência, a Carine Ross, uma das associadas do Garoa, escreveu recentemente um artigo na revista iMasters chamado "Mitch Altman e a origem dos Hackerspaces", aonde ela aproveitou a visita de um dos fundadores do Noisebridge, um hackerspace localizado em São Francisco, para falar um pouco sobre o surgimento dos hackerspaces e o que eles representam hoje em dia.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.