agosto 11, 2013

[Cyber Cultura] A Democracia encara a Internet

Há muitos anos nos acostumamos com a idéia de que os regimes autoritários não gostam da Internet, pois a rede permite o livre acesso a informação e a manifestação do pensamento. China, Irã, Egito, Cuba, vários são os exemplos de governos que tentam, ou tentaram, de alguma forma, vigiar e censurar seus cidadãos online.

Mas na semana passada vimos alguns exemplos de países democráticos com dificuldade de respeitar a liberdade e a privacidade online:
  • Como era esperado por todos, os EUA condenaram Bradley Manning por vazar informações do governo americano através do Wikileaks, incluindo provas de crimes de guerra. A única notícia boa é que Mannig foi considerado inocente no pior dos crimes dos quais era acusado, o de "ajudar o inimigo".
  • Os EUA não gostaram nada de saber que Edward Snowden conseguiu asilo político na Rússia. Ele está sendo perseguido pelo governo americano por revelar que a NSA vigiava indiscriminadamente diversos serviços online.
  • O FBI é suspeito de utilizar uma vulnerabilidade no Firefox para identificar usuários da rede TOR
  • Lavabit, um provedor de e-mail "seguro" e aparentemente utilizado por Snowden, fechou devido a pressão do governo americano.
  • O Silent Mail, outra empresa que fornecia e-mail seguro (criptografado através de PGP), também decidiu encerrar os seus serviços.
  • Aqui no Brasil, em um ato de total desrespeito a privacidade dos Brasileiros, o TSE concedeu acesso a toda a base de dados de eleitores para a Serasa. Como se isso já não bastasse, em troca de repassar informações cadastrais de 141 milhões de brasileiros para a Serasa por 5 anos, o TSE ganhou do Serasa 1000 certificados digitais válidos por 2 anos (sendo que cada um vale R$ 128,00). Ou seja, para o TSE, a privacidade de todos os brasileiros vale míseros R$ 128 mil. Felizmente, a Presidente do TSE anulou o convênio por conta de toda a polêmica que foi criada.

Tudo indica que vivemos tempos sombrios, onde a maior potência do planeta se junta ao time de países que não respeitam o direito a privacidade e a liberdade de expressão no mundo online.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.