maio 07, 2013

[Segurança] Proteja as suas senhas!

Como fazer para memorizar as suas senhas?

A melhor forma de proteger suas contas online é utilizar senhas complexas, difíceis de serem adivinhadas, e usar senhas diferentes para cada serviço ou site que você usa. Entretanto, seguir uma boa política de senhas pode ser algo impraticável, devido a enorme quantidade de senhas que toos temos ue memorizar no nosso dia-a-dia.

Mas, não se desespere! Agora você pode contar com o "Internet Password Minder" por apenas 10 dólares:


Este vídeo do programa da Ellen DeGeneris faz uma boa sátira ao produto. Independente do Password Minder ser real ou não (na verdade, ele nada mais é do que uma agenda de telefones adaptada para os dias de hoje!), existem diversos softwares que fazem praticamente a mesma coisa: guardam suas senhas. São soluções como o Password Safe, criado há vários anos atrás pelo Bruce Schneier.

Você já fez as contas de quantas senhas guarda hoje em dia? Senhas do banco, dos seus e-mails, do Facebook, twitter, Linkedin, além das senhas da empresa? Senha do seu computador pessoal, iPad, celular, etc? É de pirar o cabeção... Ainda mais para o usuário comum.

Por isso, mesmo que pareça ridículo a primeira vista, de repente ter um caderninho com suas senhas anotadas pode ser uma solução. Ou usar um software específico para isso (e torcer para o software ou o computador que ele está instalado não darem problema). Ou criar uma política de senhas aonde você consiga criar senhas fortes e diferentes ao mesmo tempo. Há quem consiga fazer isso !

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.