abril 30, 2013

[Cyber Cultura] 20 anos de World Wide Web

Há vinte anos atrás, o CERN publicou a especificação de uma nova tecnologia que revolucionou o mundo: a World Wide Web. Além de criar o conceito, o CERN disponibilizou livremente o software necessário para executar um servidor web, juntamente com um navegador básico e uma biblioteca de código. Isso foi fundamental para a Internet surgir e crescer livremente, alcançando diversas faculdades, instituições governamentais e, em pouco tempo, se espalhando entre empresas e usuários em todo o mundo.

A World Wide Web, seu conceito de páginas, browsers e navegação através por hiperlinks posteriormente motivou o surgimento da Internet que conhecemos hoje.

A tecnologia por trás da World Wide Web foi inventada em 1989 no CERN por Tim Berners-Lee. Ela foi originalmente concebida para permitir a troca de informações entre os cientistas em universidades e institutos de todo o mundo. O primeiro site do CERN, e consequentemente do mundo, foi dedicado ao projeto em si e foi hospedado no computador do próprio Tim Berners-Lee, um NeXT. O site descrevia as características básicas da web, como acessar documentos de outras pessoas e como configurar seu próprio servidor.



Veja mais informações sobre o surgimento da World Wide Web no site do CERN.

Para comemorar a data, o CERN recolocou no ar o primeiro site: http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html.

Nota: Post atualizado em 02/05/13.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.