fevereiro 28, 2013

[Segurança] Crimes no Futuro

Em Junho de 2012, o pesquisador e ex-profissional Marc Goodman apresentou uma palestra bem interessante no TED, chamada "A vision of crimes in the future", em que ele discute como os criminosos e terroristas estão usando as tecnologias modernas e o provável futuro que nos aguarda.



Eles citam alguns casos em que criminosos e terroristas conseguem usar a tecnologia para conseguir vantagens sobre a polícia e governos, até então inimagináveis:
  • Os narco-traficantes Mexicanos construíram uma rede de telefonia própria, criptografada, para se comunicarem;
  • Uso de smartphones e imagens de satélite para identificar suas vítimas;
  • Terroristas no Paquistão já construíram centrais de operação para monitorar programas de TV e mídias sociais para monitorar o progresso de seus ataques em tempo real;
  • Durante o ataque terrorista de 2008 em Mumbai, os terroristas usaram tecnologia de comunicação (incluindo smartphones e telefones por satélite) para localizar suas vítimas e massacrá-las.
  • Usar quadricópteros, drones e robôs para fins criminosos;
  • Em que momento da nossa história um único criminoso conseguiria roubar 100 milhões de pessoas de uma única vez, como aconteceu no vazamento de dados da Sony?
Marc Goodman lembrou que as informações pessoais que compartilhamos nas redes sociais podem ser utilizadas contra nós por criminosos e terroristas, por isso devemos ter muito cuidado com o quanto nos expomos online.

Nesta apresentação, também foram mencionadas algumas tecnologias que podem ser utilizadas por criminosos em um futuro próximo, como a impressão 3D para fabricar armas domésticas e bio-hacking.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.