janeiro 17, 2013

[Segurança] Eventos de Segurança no primeiro semestre de 2013

Segue abaixo uma pequena lista com os eventos de segurança que eu considero serem os principais e mais importantes, e que acontecerão no primeiro semestre deste ano:
  • Janeiro/2013
    • 28/01 a 03/02: Campus Party - Alguns (ou quase todos) vão dizer "Peraí, a Campus Party?". Eu sei que, a primeira vista, uma manada de adolescentes jogando games e abaixando vídeos nada tem a ver com Segurança, mas a CP tem diversas trilhas temáticas, com palestras o tempo todo, e uma destas trilhas é justamente sobre Segurança e Redes - que, diga-se de passagem, foi ganhando visibilidade no evento com o decorrer dos anos. A trilha de Segurança é organizada pelo pessoal do CERT.br e conta com palestras ótimas, de excelentes profissionais.
  • Março/2013
    • 25 e 26/03: CNASI Rio de Janeiro- Edição do tradicional Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança (CNASI) que ocorre no Rio de Janeiro. Assim como as demais edições regionais do CNASI, o evento possui duas trilhas com palestras e debates, além de uma pequena área de expositores. O foco das atividades é principalmente gerencial, e não técnico.
  • Abril/2013
    • 13/04: Hacking Day SP- Sempre polêmico, o Coruja de TI organizará a terceira edicão de seu Hacking Day SP, um evento que pretende oferecer palestras técnicas e atividades práticas direcionadas principalmente para o público que está iniciando na área de segurança.
  • Maio/2013
    • 19/05: Conferência O Outro Lado Security BSides São Paulo - A quinta edição da mini-conferência sobre segurança da informação organizada pelo Garoa Hacker Clube acontecerá na véspera do You Sh0t the Sheriff. A conferência será gratuita, com diversas atividades programadas para acontecer simultaneamente: palestras, oficinas, debates e churrasco. Também teremos uma Hacker Job Fair.
    • 20/05: You Shot the Sheriff (YSTS) - Um dos eventos de segurança mais importantes no Brasil, o YSTS é um evento que preza pela excelente qualidade das palestras e pelo clima descontraído. A maioria dos convites são distribuídos para um público seleto, indicado pelos patrocinadores - mas os organizadores também colocam a venda uma pequena quantidade de ingressos. Certamente é o evento para ver e ser visto ;)
    • 23 a 25/5: GTS - A 21ª reunião do GTS (Grupo de Trabalho em Segurança de Redes) é um evento tradicional organizado pelo Nic.br e acontecerá desta vez em Foz do Iguaçu (PR), em conjunto com a 35ª reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes (GTER). O GTS será no dia 24/5, e conta com diversas palestras com um conteúdo mais técnico. Para quem não pode ir até Foz do Iguaçu, a boa notícia é que o GTS e o GTER sempre são transmitidos online. O evento ocorre duas vezes por ano (normalmente uma delas é em São Paulo e a outra edição em outra cidade) e costuma ter palestras de boa qualidade. E é gratuito ;)
    • 27 e 28/05: CNASI Brasília - Edição regional do CNASI que ocorre em Brasília (DF). Possui duas trilhas de palestras com foco em auditoria, gestão e segurança, e inclui uma área com expositores.
  • Junho/2013
    • 22 e 23/06: BHack Conference - Segunda edição do evento de segurança que será realizado em Belo Horizonte (MG), com um mix de palestras técnicas e gerenciais.
    • 24 e 25/06: CNASI Sul Edição do tradicional Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança (CNASI) que ocorre em Porto Alegre. Dois dias de palestras e debates.
  • Julho/2013
    • 01 e 02 de julho: GRC International + DRI Day América Latina - Evento de GRC e Continuidade de Negócios, com palestras focadas em assuntos gerenciais. O GRC International + DRIDay foca em temas como Governança Corporativa e de TI, Riscos, Conformidade e Continuidade de Negócios.

Em maio também irá acontecer o LACSEC 2013 (Oitavo Evento de Segurança em Redes para a América Latina e o Caribe), de 5 a 10 de maio de 2013 em Medellin, na Colômbia.

Para ver uma lista mais completa com todos os eventos de TI (e segurança) no Brasil e os principais eventos no mundo, eu recomendo o site Agenda TI. Além disso, o IDETI, que organiza o CNASI, mantém em seu site uma lista com todos os eventos que eles irão realizar este ano.

Se eu esqueci de algum evento brasileiro importante, me avisem.

Nota: Até o momento o GTS ainda não divulgou o local e a data da próxima edição do evento. Eles estão buscando uma sede para realizar o evento fora de São Paulo e planejam divulgar o local no dia 25/02/2013. (Atualização em 21/01: Provavelmente o evento será nos dias 23 a 25 de Maio) Nota: Post atualizado em 29/04 com as informações do GTS.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.