dezembro 14, 2012

[Segurança] Segurança online no Super Pop

No dia 12 de dezembro, o programa Superpop (sim, aquele da Luciana Gimenez na Rede TV!) teve uma reportagem especial sobre segurança online (ou, como eles chamaram, "segurança virtual").

O programa contou com a participação "dos melhores especialistas em segurança virtual" (segundo a Luciana Gimenez), que explicaram quais são as principais ameaças e ofereceram algumas dicas para que as pessoas evitem estes golpes e protejam seus dados na Internet. Também foi discutida a nova legislação contra crimes cibernéticos aprovada no Brasil.

Entre eles estavam o Marcelo Caiado, perito, o Dr. Coriolano Camargo (OAB/SP) e alguns outros especialistas (que eu, particularmente, ainda não tinha ouvido falar, como o Anderson Tamborim, o Deivid Sanches, o Edwar Folli, da Poli/USP).

O programa abordou vários tipos de crimes cibernéticos, incluindo roubo de dados de cartões através de chupa-cabras. Também discutiu a privacidade, não só a privacidade online, mas também as questão das imagens captadas por câmeras de segurança.

O interessante no programa é que a Luciana Gimenez e seus convidados fazem perguntas e questionamentos bem simples e objetivos, típicos dos usuários comuns. Por isto, o programa acaba sendo bem interessante e educativo para o público em geral, embora alguns profissionais que atuam na área possam achar ele massante ou simplista. Mesmo para quem trabalha na área, eu recomendo o trecho do programa sobre fraude em cartões e chupa-cabras, pois mostrou alguns equipamentos bem sofisticados.

A maioria dos vídeos tem cerca de 14 minutos cada um. Veja abaixo a chamada de abertura do programa:


A primeira parte do programa foi focado na questão da privacidade.


segunda parte, sobre tipos de ataques e invasões, teve um "especialista de segurança" entrevistado por eles mostrando como um "hacker" consegue invadir, roubar dados e controlar um computador (hum, o cara não soube nem explicar a diferença entre hacker e cracker...).


Na terceira parte, a discussão foi em torno dos "Chupa-cabras", que são os dispositivos utilizados por criminosos para clonar cartões e roubar senhas bancárias. Esta reportagem mostra, inclusive, um vídeo de segurança de uma agência bancária aonde mostra três criminosos instalando um dispositivo chupa-cabra, que simula a frente inteira de um caixa eletrônico, em menos de um minuto.


Na quarta parte do programa, foi entrevistado um perito criminal para mostrar em como é feito a recuperação de dados para rastreamento de ciber crimes. E falou um tempo sobre paparazzis (só não me pergunte o que isso tem a ver com o tema do programa...).


Em seguida, discutiu-se como é possível roubar dados dos internautas, com a participação de uma pessoa não identificada que mostrou como é fácil fazer isso, roubando a senha de um e-mail da produção e acessando o computador remotamente. O engraçado foi quando perguntaram "E se o computador tivesse desligado, ele também faria isso?" - mais uma amostra de como os usuários leigos ficam em dúvida e com medo quando o assunto é segurança.






Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.