dezembro 01, 2012

[Cidadania] Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Todo o dia 1º de Dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma data utilizada para conscientizar governos e a sociedade sobre a necessidade de pesquisa, educação e prevenção contra esta doença.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, entre 490 mil e 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 135 mil não sabem que têm o vírus. No ano passado, foram registrados 38,8 mil novos casos da doença – a maioria nos grandes centros urbanos.

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela Caixa Seguros com o acompanhamento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), quatro em cada dez jovens brasileiros acham que não precisam usar camisinha em um relacionamento estável, e três em cada dez ficariam desconfiados da fidelidade do parceiro caso ele (ou ela) propusesse sexo seguro. Ao todo, 91% dos jovens entrevistados já tiveram relação sexual e 36% não usaram preservativo na última vez que tiveram relações sexuais.

A pesquisa também identificou que falta aos jovens brasileiros o conhecimento de algumas informações básicas sobre AIDS e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), algo que deveria ser suprido pela escola, pela família e através da Internet.

Com o objetivo de incentivar os cidadãos a usarem preservativos nas relações sexuais, o Grupo Pela Vidda, uma ONG que luta há vários anos pela valorização, integração e dignidade dos doentes de AIDS, disponibilizou na Internet e nas redes sociais três filmes de conscientização. Os vídeos são curtos, de 19 segundos cada um, bem humorados e comparam a relação sexual humana com as dificuldades que os animais têm em se acasalarem.



O UOL e o pessoal do (RED) publicaram um álbum de fotos das várias manifestações que ocorreram durante o Dia Mundial de Luta Contra a Aids em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.