novembro 21, 2012

[Segurança] Cartilha Uso Seguro da Internet para toda a Família

Em 2010 a comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP, em conjunto com o Mackenzie, lançou uma cartilha de conscientização sobre o "Uso Seguro da Internet para toda a Família".

A cartilha aborda diversos temas relacionados ao uso da Internet de forma simples e didática, incluindo tópicos como a privacidade na Internet, a liberdade de expressão e as principais modalidades de crimes cibernéticos: o preconceito online, o desrespeito ao direito autoral, o cyberbullying (intimidação) e a pornografia infantil.

A cartilha também inclui dicas sobre como denunciar os crimes na Internet e dicas para usar a Internet de forma segura.

A iniciativa é bem interessante e pode ser utilizada para ajudar na conscientização de usuários finais. Obviamente, esta não é a única cartilha existente sobre o uso da Internet: o Cert.br tem uma cartilha bem completa há vários anos, o CAIS também, a Safernet tem a dela, e o Movimento Criança + Segura na Internet tem quatro cartinhas. Isso só para citar as principais iniciativas em nosso país.

Ou seja, aos usuários finais não podem reclamar que o pessoal não se esforça em fazer cartilhas e mais cartilhas. Pelo jeito, criatividade para fazer cartilha não falta.

Mas vale a pena lembrar que as cartilhas, sozinhas ou em bando, não fazem milagre e nem resolvem o problema de conscientização dos usuários. Antes de mais nada, a cartilha deve ser utilizada como um instrumento de apoio dentro de uma ação específica de conscientização. Por exemplo, quando os pais forem conversar com seus filhos, eles podem usar alguma das cartilhas existentes como apoio para a conversa, talvez lendo juntos, ou discutindo junto com os filhos as dicas que a cartilha apresenta. Podem também ser utilizadas como apoio durante uma conversa ou discussão em sala de aula. Ou, dentro da sua empresa, a cartilha pode ser distribuída como parte de uma campanha que envolva outras atividades adicionais, como uma palestra, debate, dinâmica de grupo ou alguma atividade similar.

Um comentário:

Meyer disse...

Anchises, viu este "causo" ?

http://www.forbes.com/sites/andygreenberg/2012/11/21/security-researchers-cry-foul-over-conviction-of-att-ipad-hacker/

Abração

Billy

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.