novembro 24, 2012

[Cyber Cultura] Black Friday vira Black FAIL no Brasil

Desesperados para aumentar suas vendas, as empresas brasileiras resolveram se apoderar da tradicional "Black Friday", uma data específica na cultura americana em que as empresas lá nos EUA tradicionalmente fazem grandes promoções e megaliquidações para atrair os consumidores.

Nos EUA, a Black Friday acontece na sexta-feira seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças, que é um dos feriados mais importantes por lá. De uns anos para cá, ela também passoou a ser acompanhada pela Cyber Monday, que são promoções nas lojas online nos EUA.

Aqui no Brasil, as lojas e e-commerce brasileiras começaram a promover liquidações nesta mesma data, que caiu nesta sexta-feira, 23 de novembro. E qual foi o resultado? Consumidores brasileiros correndo para as lojas, para aproveitar grandes promoções e descontos que, frequentemente, excedem os 50%? Isso acontece nos EUA, mas no Brasil, o país dos espertalhões, a coisa foi um pouco diferente.
Os problemas encontrados na "Black Friday Brasileira" ganharam destaque na imprensa e mostrar a imaturidade de alguns lojistas tem e falta de respeito com o consumidor.

Eu não acredito que os empresários brasileiros serão capazes de dar descontos e fazer promoções tão agressivas como as que acontecem nos EUA, aonde os empresários estão mais preocupados em girar o estoque do que explorar os clientes.

Um comentário:

Livia Duarte disse...

uma decepção o Black Friday aqui no Brasil! Sei que ainda tem muita coisa para melhorar e que não é de uma hora para outra, mas se o e-commerce sabe que não dá conta de participar disso é melhor ficar de fora mesmo do que se queimar. Um absurdo!

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.