novembro 04, 2012

[Cyber Cultura] Anonymous e Guy Fawkes se encontram em 5 de Novembro

No dia 5 de Novembro é celebrado, na Inglaterra, a "Noite da Fogueira" ("Bonfire Night", mas também chamada de "Noite de Guy Fawkes" ou "Dia de Guy Fawkes" - "Guy Fawkes Night" ou "Guy Fawkes Day"), para celebrar que a monarquia escapou da "Conspiração da Pólvora", uma tentativa de atentado em 1605 que imortalizou a figura de um de seus principais personagens, Guy Fawkes.

De traidor em 1605, Guy Fawkes se tornou um símbolo dos cyber ativistas 400 anos depois, e da luta contra governos autoritários.

E é interessante analisar como houve esta mudança.

Guy Fawkes foi um soldado inglês nascido em 13 de abril de 1570, que teve participação chave na chamada "Conspiração da pólvora" ("Gunpowder Plot"), um plano que pretendia criar um levante católico a partir do assassinato do rei Jaimes I da Inglaterra e dos membros do parlamento - o que seria conseguido com a explosão do Parlamento Inglês. Guy Fawkes foi o responsável por posicionar os barris de pólvora abaixo do prédio do Parlamento e iria usá-los para explodir o local durante uma sessão no dia 5 de Novembro de 1605. Entretanto a conspiração foi descoberta e Guy Fawkes foi preso e torturado. Após o julgamento, Guy Fawkes e outros participantes da conspiração foram executados na forca.

Desde então, o fracasso da "Conspiração da pólvora" é celebrado na Inglaterra todo o dia 5 de novembro, na "Noite das Fogueiras". Nesta data é tradição inglesa soltar fogos de artifício e queimar em fogueiras bonecos que representam Fawkes. Algo parecido com a "malhação do Judas", que acontece em várias cidades brasileiras. Ou seja, Guy Fawkes representa, para os britânicos, o mesmo que o Judas representa para os Brasileiros. Não poderia ser diferente, em um país aonde a maioria é protestante e pró-monarquia.

Entretanto, com o passar dos anos a reputação de Fawkes foi sendo revista e, lentamente, reabilitada, a ponto dele ser referido, às vezes, como sendo "o último homem a entrar Parlamento com intenções honestas."

Mas a grande mudança do papel de Guy Fawkes na cultura popular aconteceu graças a graphic novel "V de Vingança" ("V for Vendetta"), criada por Alan Moore com arte de David Lloyd a partir de 1981 (quando a Inglaterra estava sob o governo de Margaret Thatcher). Na história, a Inglaterra está sob o domínio de uma ditatura totalitária facista no "futurístico" ano de 1998 até que surge um "terrorista" que utiliza o codinome V e uma máscara inspirada no rosto de Guy Fawkes, que irá promover uma revolução contra o governo e seus principais líderes, incluindo a explosão do Parlamento para representar o fim do regime opressivo.

Em 2005 o livro foi adaptado para o filme de mesmo nome, V de Vingança, que por sua vez reforçou ainda mais o caráter revolucionário e heróico do personagem V. Além do mais, o filme serviu para difundir universalmente a imagem da máscara estilizada do Guy Fawkes - que posteriormente foi adotada pelo grupo hacktivista Anonymous como símbolo da luta contra os governos, além de permitir aos seus membros realizarem protestos no mundo real escondendo suas identidades.

Embora o uso de uma máscara representando o Guy Fawkes tenha raízes nas antigas celebrações da "Noite da Fogueira", o ilustrador David Lloyd criou uma versão estilizada da máscara na graphic novel V de Vingança, em conjunto com uma vestimenta usada pelo personagem principal formada por roupa preta, capa e chapéu, que foi mantida na sua adaptação para o cinema de 2005. Assim, a máscara estilizada que apareceu no filme passou a representar o sentimento de protesto e de rebelião popular depois que ela foi usada como um elemento importante na trama.

Mas é interessante notar que o próprio Alan Moore foi contra o filme e se recusou a assistí-lo.

E não é para menos: embora a adaptação para o cinema tenha mantido algumas cenas-chave do comic book, ela retirou muito da caracterização facista e controladora do governo imaginado (e criticado) por Alan Moore. Pior ainda, a versão para o cinema alterou bastante o final da história original. Para exemplificar, sem estragar a surpresa para quem não leu o livro, uma das cenas mais emblemáticas do filme, em que a população sai às ruas vestindo máscaras do Guy Fawkes e marchando contra o governo, simplesmente não existe na história original. E, mais interessante ainda, esta é uma cena constantemente utilizada na propaganda visual do Anonymous para representar o caráter coletivo e revolucionário do grupo.

Neste dia 5 de Novembro, enquanto os Ingleses comemoram a vitória da monarquia sobre a "conspiração da pólvora", talvez algumas crianças ainda ateiem fogo em bonecos representando Guy Fawkes. Entretanto, graças a versão heróica da imagem de Guy Fawkes criada por Alan Moore e imortalizada por Hollywood, vários integrantes do grupo Anonymous ao redor do mundo também aproveitarão esta data para se manifestar (vide OpJubilee, OP maZYNGA e OpRemember).



Mais informações:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.