outubro 27, 2012

[Segurança] A Co0L BSidesSP bombou!

No final de semana passado (mais precisamente, no dia 21/10) realizamos a quarta edição da Co0L BSidesSP, um evento organizado pelo Alberto Fabiano, Ponai, Ranieri e eu, e com o apoio do Garoa Hacker Clube e da Hackers to Hackers Conference (H2HC).

A Conferência O Outro Lado - Security BSides São Paulo (Co0L BSidesSP) é uma mini-conferência sobre segurança da informação que tem como objetivo principal divulgar o Garoa Hacker Clube, além de promover os valores positivos e inovadores da cultura hacker e, principalmente, incentivar a inovação, discussão e a troca de conhecimento entre os participantes. A Co0L BSidesSP faz parte das conferências “Security B-Sides” existentes em mais de 34 cidades em nove países diferentes.

Esta edição foi bem diferente das três anteriores: pela primeira vez realizamos o evento junto com a H2HC, no mesmo local e em paralelo.  As edições anteriores seguiram o modelo tradicional das Security BSides: um evento que valoriza a comunidade, organizado em em uma data próxima a um evento principal, relevante na área de segurança (na véspera ou depois), em um local diferente. Mas, desta vez, seguimos uma sugestão dos organizadores da H2HC e fizemos os dois eventos juntos, pois todos nós queríamos que a BSidesSP representasse uma alternativa para aqueles que não tivessem condições de pagar pela inscrição da H2HC.

Tivemos 258 inscritos (290 se contarmos com os palestrantes e voluntários) dos quais 60%, ou 175, estiveram presentes (184, com todos os speakers e staff). Junto com uma parte do público da H2HC (que tinha acesso livre ao evento), o pessoal se distribuíu entre duas tracks de palestras e três opções de oficinas, sendo que uma delas era de lockpicking.

Ao todo, foram 16 palestras, 9 oficinas e 27 palestrantes das 10h às 18 horas, seguidas pela apresentação do curta Reboot e por um leilão no auditório da H2HC. E as oficinas foram realizadas em um espaço que chamamos de "Garoa Village", que também contou com duas mesas aonde o delegado Higor Jorge e o perito Pedro Eleutério estavam vendendo e autografando seus respectivos livros. Também tivemos uma "lojinha" vendendo camisetas, adesivos, canecas e bótons, e oferecemos um almoço gratuito para o pessoal, incluindo churrasquinho e cerveja, como nas edições anteriores.

Uma das atividades mais animadas foi o debate do Bozo Security, organizado pelo Spo0ker. Na verdade, não foi um debate, pois ele usou o espaço para apresentar algumas idéias sobre como se divertir com as idiossicrasias existentes na área de segurança. Diferente de simplesmente criticar ou falar mal, a idéia do Bozo Security é fazer uma crítica bem humorada aos "falsos profissionais" e as más práticas existentes. Também foi feita a premiação Bozo Awards, que foi o ponto alto da atividade.

Graças ao apoio da Utah Networks, todas as palestras foram transmitidas online e estão disponíveis nos links abaixo:
Para a nossa felicidade, a maioria das atividades permaneceram lotadas e o feedback que recebemos do pessoal foi super positivo.

Mas, na verdade, esta foi a edição mais complexa e trabalhosa que organizamos,  principalmente pela complexidade de organizar um evento fora do nosso espaço. Isto implicou em custos muito maiores e na necessidade de contratar alguns serviços extras, como o aluguel de vídeo e som, e um processo mais complicado para a contratação do buffet. Nessa hora, o apoio e a conversa com o pessoal da H2HC foi fundamental. Para piorar, todos nós da organização tivemos alguns compromissos profissionais e pessoais nas duas semanas anteriores ao evento, que nos atrapalharam em muito, mas mesmo assim conseguimos cumprir o nosso planejamento. Alguns contratempos incluiram o fato de que encomendamos as camisetas e adesivos na semana anterior ao evento, e tivemos que buscar tudo na correria, na véspera (sábado). Além do mais, alguns palestrantes tiveram que cancelar sua participação na última hora, mas conseguimos manter a agenda completa, com várias atividades bem interessantes.

Vale a pena comentar que, neste ano, eu e o Ranieri fomos na BSides Las Vegas, que foi a primeira conferência BSides e também é a mais importante de todas. Comparando o evento em Las Vegas com o nosso, aqui em São Paulo, não só tivemos algumas idéias novas como também percebemos que estamos com um ótimo evento, que não deixa nada a desejar frente a BSidesLV.

A quarta edição da Co0L BSidesSP foi patrocinada pela Trend Micro, ISC2, Tempest Security e pela DFTI, que permitiram que viabilizássemos o evento.

O sucesso da Co0L BSidesSP se deveu principalmente aos nossos excelentes palestrantes e ao trabalho dos voluntários que nos ajudaram bastante durante o evento:
  • Monica Yoshida, nossa CVO (Chief Volunteer Officer)
  • Cibele T. Yamamoto
  • Daniele Freitas
  • Fernando Leitão
  • Igor Henrique
  • Mauro Alexandrowitsch
  • Mauro Risonho
  • Priscila Valderrama
  • Ricardo Logan
  • Rodrigo Sandrini

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.