julho 07, 2012

[Carreira] Quero ser palestrante

Coincidentemente, na mesma semana que o blog do Gustavo Lima e o meu blog discutimos a pouca quantidade de palestrantes no nosso mercado de Segurança da Informação, o Max Gehringer também fez um comentário em sua coluna diária na rádio CBN sobre esse assunto.






Em seu comentário no dia 4 de Julho, Max deu quatro dicas ao responder para um ouvinte que pergunta: "Quero ser palestrante. O que mais preciso para ser um profissional?". Embora o comentário se aplique de uma forma genérica a quem pretende ser um palestrante profissional, eu acredito que duas das dicas apresentadas são muito válidas para quem trabalha na nossa área e deseja (ou precisa) palestrar de vez em quando, sem necessariamente virar um palestrante profissional.
  • "Não copie ninguém, desenvolva o seu próprio material": O mais importante, na minha opinião, é que a palestra siga o estilo pessoal do palestrante: se você for uma pessoa mais séria ou mais descontraída, mais formal ou mais informal. Tanto o material quanto o estilo de apresentar deve refletir a personalidade do palestrante, pois assim soará mais natural para quem assiste e para quem apresenta.
  • "Conte histórias que só você poderia contar, porque você viveu pessoalmente": Ou seja, a palestra tem que abordar um assunto que o palestrante domina, e o assunto fica mais interessante ainda quanto aborda uma experiência real, sobre algo que o palestrante passou em seu dia-a-dia. De uma forma geral, a platéia prefere ouvir cases práticos do que teóricos, e o bom palestrante sabe juntar um assunto interessante, com sua experiência sobre este assunto e passando a sua visão especial sobre o tema, trazendo alguma novidade.

Um palestrante profissional é alguém cuja ocupação principal é, justamente, dar palestras em grandes eventos. Por outro lado, a maioria de nós, profissionais comuns, temos que vez ou outra fazer algum tipo de apresentação: seja quando apresentamos um projeto para nossos colegas dentro da empresa, ou pode ser em um evento maior, quando você tem que representar a sua empresa.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.