junho 27, 2012

[Cyber Cultura] Jon maddog Hall: "Alan Turing é um herói para mim"

No dia 24 de Junho deste ano o Jon "maddog" Hall, figurinha carimbada no mundo Unix/Linux, defensor do software livre e frequentador assíduo da Campus Party Brasil, escreveu um artigo sensacional no blog da Linux Magazine sobre o centenário do nascimento do Alan Turing.

Apesar de eu só ter visto este artigo há poucas horas atrás, eu achei o texto "In Honor of Alan Turing: A message from the sponsor" tão comovente que faço questão de escrever este post para poder reproduzir o artigo abaixo, em Português. O texto é longo, acredite, mas realmente vale a pena ser lido. Vários trechos do artigo são emocionantes e mostram o ser humano existente por trás da imagem pública do Jon Maddog.

Em homenagem a Alan Turing: Uma mensagem do patrocinador
Jun 24, 2012 3:23 am GMT
Jon Maddog Hall

Se você é homofóbico, você provavelmente vai querer parar de ler agora. Basta ir para o próximo blog, ou ligue na Fox News, porque o resto desta entrada de blog não vai ser satisfatória para você. Não se preocupe, você será capaz de ler o meu próximo blog, apenas não irá ler este.
O que está acontecendo?
Hoje escrevi um ensaio sobre Alan Turing e o 100º aniversário de seu nascimento.
Eu não escondi o fato de que Alan Turing é um herói para mim. Eu tive vários heróis, entre eles:
  • A Contra-almirante Grace Murray Hopper
  • Abraham Lincoln (e não apenas porque ele libertou os escravos, mas porque ele foi um dos maiores seres humanos de todos os tempos)
  • Hedy Lamarr
  • Theodore Roosevelt
  • Samuel "Mark Twain" Clemens
e muitas mais pessoas que eu "respeito", embora não a ponto de alcançar o status de "herói" para mim.
Muitas dessas pessoas ainda estão vivas, e mencioná-las aqui, certamente, iria constrangê-las, pois elas tendem a ser pessoas modestas.
Alan Turing, no entanto, é diferente.
  • Ele fez tanto para a indústria com a qual eu passei os últimos 42 anos da minha vida.
  • Seu brilho ajudou a defender o mundo contra um mal inominável que envolveu nações inteiras, e virou homens e mulheres cristãos contra outros que foram vistos como diferentes deles mesmos.
  • Seu país (e do seu mundo) o odiava tanto que eles o castraram quimicamente, insultaram-no, e o privou de uma coisa pela qual ele viveu, o seu trabalho.
Você pode tentar adoçar os acontecimentos, dizendo "que era a lei do tempo", mas "o tempo" não foi há muito tempo atrás, e em alguns lugares o "naquele tempo" ainda existe.
E porque isso me afeta é que eu também sou homossexual.
O que você quer dizer com isso?
Este anúncio vai surpreender algumas pessoas, e não surpreender outras. Eu "sai" para algumas pessoas (geralmente os meus amigos mais próximos) e para outros não. Eu não "alardeio" a minha homossexualidade, nem eu minto sobre isso. Se as pessoas me perguntam diretamente sobre a minha homossexualidade, eu lhes digo.
Minha aparência física e comportamento desafiam os estereótipos que a maioria das pessoas têm dos homossexuais masculinos. Muitas pessoas nunca iriam adivinhar que eu sou homossexual, mesmo se eles me conhecessem há muito tempo.
Eu venho de um tempo diferente. Nascido em 1950 em Baltimore, Maryland, lembro-me dos "bebedouros para as pessoas negras" e os balcões de restaurante "somente para pessoas brancas". Eu me lembro quando "negros" iam para o fundo do ônibus, e como um menino de oito ou nove anos, eu não achava nada sobre isso. Era "natural". Mesmo a Igreja e a Bíblia falavam sobre como os escravos e a escravidão eram "naturais". "Negros" eram inferiores aos brancos, ou assim nos diziam.
Então, na década de 1960, algumas poucas pessoas corajosas se levantaram e disseram "Não, acho que você está errado", e o início de "direitos civis" começou a acontecer. Alguns políticos corajosos perderam seus cargos eletivos, algumas pessoas corajosas perderam seus empregos e algumas pessoas realmente corajosas perderam suas vidas durante esta luta.
Mas em algum lugar no meio de tudo isso, eu ouvi a seguinte mensagem: "Não é a cor da pele que faz uma pessoa ... é o que está dentro". Eu gostaria de dizer que a mensagem já está nos corações e cabeças de todos os meus compatriotas, mas eu sei que não. Hoje eu ainda ouço o chamado e o ódio contra raças diferentes.
Conforme eu cresci, eu observei o modo como minha mãe e meu pai interagiam. Meu pai era "o chefe da casa", e minha mãe era a "mãe". Eles se consultavam sobre as coisas, mas meu pai era o tomador final da decisão. Devo admitir que meu pai era sábio, e muitas vezes ouvia de perto minha "Mãe" antes de tomar a "sua" decisão, que muitas vezes refletia a dela. Mas na mente de mamãe era o dinheiro do "papai" que ele ganhou e trouxe para casa, e ela era apenas o guardião dele. Porque a sua religião lhe disse que as mulheres deviam ser subserviente aos homens.
Enquanto eu absorvia isso eu também notei a "Emenda dos Direitos Iguais", que foi escrita para dar direitos iguais às mulheres perante a lei. Proposto pela primeira vez em 1923, passou pelo Congresso em 1972, mas ainda não é uma emenda à Constituição dos Estados Unidos, embora ela só precisa que mais três estados a ratifiquem.
Ironicamente, o país considerado por seus habitantes como "mais livre" e "mais igualitário" parece precisar de uma emenda para garantir a igualdade para cerca de metade de sua população, porque são mulheres.
Até o dia da morte da mamãe eu nunca fui capaz de convencer que ela era do meu pai igual .... mas eu tentei.
Para você ver, na medida em que eu cresci, eu notei algumas coisas sobre mim mesmo.
Primeiro de tudo, eu não era um "caçador de saias". Ao contrário de muitos outros homens eu não ficava parado olhando para o corpo de uma mulher com a minha língua para fora e fazendo observações grosseiras sobre como eu iria tentar levar as mulheres para a cama. Meu desejo sexual parecia ser muito baixo ou inexistente... ou assim pensava eu. Estou certo de que as poucas mulheres que vieram a conhecer-me em meus anos de universidade (e que eram boas amigas) estavam curiosas sobre minha falta de "desejo sexual" em comparação com os outros homens que eles conheciam.
Mais tarde (muito mais tarde, depois da faculdade) eu notei que, enquanto não eram as mulheres que me faziam olhar, era homens. Comecei a perceber que eu era homossexual.
Para aqueles de vocês que pensam que a homossexualidade é uma "escolha", deixe-me assegurar que você está simplesmente errado. Não há escolha. Não há nenhuma decisão que eu fiz, consciente ou sub-consciente, sobre a minha sexualidade para fazer-me desta forma. E como eu me tornei mais consciente do problema, eu tentei "experimentos" com as mulheres para, pelo menos, ver se a condição era como eu pensava. Os "experimentos" foram muito bem sucedidos... em convencer-me que eu era homossexual.
Acredito que a sexualidade é, pelo menos, uma matriz bidimensional, com um eixo sendo "busca pelo sexo" de "inexistente" para "maníaco" e outro eixo sendo "orientação sexual" de "totalmente homossexual" a "completamente heterossexual". A maioria do mundo (se não todos) vive dentro dos dois eixos. Eu sou um "baixo-buscador-de-sexo/completamente homossexual".
Também deixe-me dizer que há uma diferença entre o amor e o amor sexual. Eu acredito nas "camadas" de amor mais facilmente descritos por:
  • Eros - amor erótico
  • Philos - amor fraterno
  • Agape - Amor Divino
Para quase todo mundo que conheço eu, eventualmente, desenvolvo o "Philos" com eles. Isso não significa que eu quero ter sexo com eles, mas eu gosto de um abraço ou algum contato corporal. Não é sexual, é humano.
Todas as imagens na web de mim normalmente têm eu com meu braço em volta dos ombros ou da cintura de uma pessoa. Eu não estou próximo da sua virilha ou outras partes "sexuais". Não sinto desejo por eles, apenas uma proximidade humana.
Por que nos dizer agora?
Boa pergunta.
Durante muito tempo tive o cuidado sobre o que dizer sobre a minha homossexualidade, por duas razões:
  • Eu não queria que minha mãe e pai descobrissem
  • Eu não queria que a minha sexualidade de forma alguma ferisse o Linux e o software livre
Minha mãe e pai eram cristãos fundamentalistas, que tomaram a Bíblia literalmente. Eles acreditavam que o universo tinha cerca de 6.000 anos, e, definitivamente, não apoiavam o trabalho de Charles Darwin. Eu não sabia desse pequeno "fato" até quando eu estava na universidade, e eu achei estranho que eles não tinham me dito nada sobre isso quando eu ficava trazendo fósseis para casa de criaturas do mar que tinham sido mortos há milhões de anos. Mais tarde eles me disseram que eles queriam que eu formasse minhas próprias opiniões sobre religião e levasse a minha própria vida. Sou grato a eles por essa atitude, mas eu sabia que havia pelo menos uma pequena diferença entre os fósseis marinhos mortos e pensar que seu filho mais novo vai queimar no inferno por ser homossexual. Sabendo que eu tinha falhado em convencer minha mãe que ela era igual a meu pai, eu provavelmente teria pouco sucesso neste último esforço bíblico.
Como a maioria de vocês sabem, minha mãe e meu pai morreram no ano passado, assim este anúncio não irá afetá-los.
Quanto ao segundo ponto eu fui extremamente afortunado em minha vida de ter crescido num ambiente tecnologicamente avançado. A maioria das pessoas no meu mundo de eletrônicos e computadores eram como os matemáticos do tempo de Alan Turing, altamente educados e realmente não se importam se os seus compatriotas eram homossexuais ou não, ou pelo menos olham para além da sexualidade e veem o resto da pessoa.
Na verdade, ciência da computação era um paraíso para os homossexuais, trans-sexuais e um monte de outros "sexuais", principalmente porque a história da ciência demandava pessoas razoavelmente inteligentes, com o pensamento moderno. Muitas empresas de informática foram as primeiras a lançar programas de "diversidade", e a organização USENIX tinha um grupo de interesse especial que foi composta de pessoas LGBT.
Isso não quer dizer que todas as pessoas da ciência da computação são homossexuais, ou mesmo não-homofóbicos, mas a maior parte da comunidade e as empresas têm sido mais aptas a aceitar e acolher do que outros.
No entanto, conforme eu fui seguindo a vida tenho encontrado às vezes pessoas que deveriam ser mais compreensivas e aceitante mas não são, e eu não queria que isso refletisse sobre o Linux ou o software livre de forma alguma.
No entanto, várias coisas recentemente me forçaram a reconsiderar e fazer este "anúncio":
  • A constatação de que os homossexuais enrustidos permitem que os outros pensem que não existimos, ou existimos em menor número do que somos, ou nós não existimos em "seu quintal", tudo isto lhes permite acreditar que não existimos, ou pensar em nós como monstros. É muito mais difícil odiar as pessoas LGBT em geral quando você tem um filho ou filha, tio ou tia, vizinho ou amigo que é LGBT.
  • A afirmação de algumas pessoas heterossexuais que não podemos ser modelos para os jovens, que de alguma forma as pessoas homossexuais não têm qualidades redentoras por causa da nossa sexualidade, e não podemos ser bons pais.
  • Toda a questão da igualdade do casamento, amplificado por mim devido a vários do meu grupo de amigos morrer sem nunca terem sido "casados", apesar de serem fiéis aos seus parceiros por cinqüenta ou sessenta anos.
  • As posições de vários países como a Rússia, muitos países africanos, e outros que não só não reconhecem os homossexuais, mas muitas vezes os colocam na prisão ou em situação de morte.
  • A posição e as ações de várias "igrejas" norte-americanas que ativamente promovem agressões aos homossexuais, tanto nos Estados Unidos e em outros países. Seu uso de meus impostos para sustentar essas igrejas em sua luta para negar meus direitos particularmente me enfurece.
  • O número de suicídios na juventude LBGT, e a necessidade dos homossexuais mais jovens terem modelos para mostrar-lhes que as coisas ficam melhor.
  • Conhecer pessoas em alguns países fora dos Estados Unidos, onde uma declaração de sua homossexualidade é encarada com um sinal de indiferença em vez de uma condenação, e o embaraço de que "a terra da liberdade" está tão longe deles. Eu me lembro com grande calor a mensagem de e-mail de um amigo (heterossexual) na Argentina, que me escreveu no dia em que a Argentina concedeu a igualdade no casamento... "hoje eu estou tão orgulhoso do meu país." Eu gostaria de ser tão orgulhoso dos Estados Unidos.
  • Meu estudo de Alan Turing, o seu trabalho e vida refletida de volta na minha própria vida, e este ano sendo o 100º aniversário de seu nascimento.
Por anos eu tenho falado em palestras de software livre sobre as coisas que aconteceram em 1969, incluindo o meu primeiro programa, o início do Unix, o início da ARPAnet e o nascimento de Linus Torvalds, mas uma coisa adicional aconteceu no nascimento da "Libertação Gay" no Stonewall Inn, em Nova York.
A mesma marcha que trouxe os Direitos Civis para os afro-americanos começou naquelee ano e naquele lugar. Até este ano eu não tinha sido uma parte dela. Minha sexualidade não era uma grande parte da minha vida.
Mas no início deste ano comecei a doar para a campanha de igualdade no casamento em New Hampshire. Comecei fazendo parte do pessoal dos telefones em call centers, quando o congresso de New Hampshire, controlado pelos republicano, olhou como se pretendessem revogar a igualdade no casamento (eles não o fizeram... ainda), e eu expliquei pacientemente ao meu vizinho de porta de vinte anos (também o meu representante para a legislatura de New Hampshire) que eu era homossexual e que a igualdade no casamento não traria a destruição de New Hampshire.
Foi no envolvimento com este problema que eu tenho visto declarações horríveis apresentadas a respeito dos homossexuais que me disseram que eu não podia mais ficar calado.
Cerca de quinze anos atrás eu escrevi uma carta para o Linux Journal, onde afirmei o que eu acredito, e estou repetindo aqui:
Eu acredito na liberdade de expressão, um processo democrático e liberdade de escolha.
Eu acredito em não-violência e nunca ferir ninguém fisicamente com raiva.
Eu nunca estive na prisão, nunca fui preso e recebi apenas duas multas por excesso de velocidade (que eu paguei) em toda minha vida.
Eu não acredito que matar um ser humano para qualquer coisa exceto uma ameaça iminente de vida (minha ou de outra pessoa) seja sempre justificada, mas gostaria de ir à guerra para proteger meu país e seus ideais se fôssemos atacados.
Eu acredito na igualdade das raças e sexos, e eu acredito em honrar a diversidade na religião e orientação sexual.
Acredito que o dever do governo é honrar a vontade da maioria, desde que não viole os direitos da minoria.
Eu honro as leis, mesmo aquelas que não sou completamente de acordo, acreditando que é melhor mudá-las do que quebrá-las.
Eu encorajo as pessoas a pensar sobre o que a lei significa, e como que seria se não houvesse nenhuma lei.
Eu nunca fui acusado na Justiça (local, estadual ou federal) de ser um monopólio, de ter violado a lei ou prejudicado conscientemente o negócio de outra pessoa ou o consumidor por minhas táticas de negócios.
Eu acredito na honra e viver uma vida honrada.
Alguns anos atrás eu escrevi uma carta ao editor do jornal local sobre a igualdade no casamento, e que também vale a pena rever:
Como agentes do ódio, algumas pessoas não suportam o casamento homossexual citando temores irracionais, consequências não comprovadas, uma noção fraca da história civil e reações às décadas de ódio pelos outros. Meus pais tem 88 e 86 anos de idade, casados há 66 anos. Eles ainda pensam nos afro-americanos como "inferiores". Se você os chamar de racista ou de ódio, eles se sentiriam insultados.... mas eles são racistas, e o pensamento é odioso.
Venha comigo para o meu café da manhã favorito, onde eu me sento no canto e ouço as conversas sobre as "frutos, fadas, e bichas". Tente assistir a Ellen Degeneres Show (realizado por uma lésbica) comigo na TV na mesa de jantar. Infelizmente, logo que o programa aparece na TV uma pessoa na mesa levanta-se para mudar o canal. A mesma pessoa, a cada dia. Eles não assistem o novo programa, eles lêem seu jornal ou falam com outras pessoas. Quando eu perguntei por que eles mudaram o canal, eles murmuraram apenas a palavra "nojento".
Olhe por cima do meu ombro enquanto eu leio as cartas nos jornais sobre como os homossexuais são imorais, e como eles estão condenados ao inferno por sentimentos que eles têm pouco controle sobre, um sentimento geralmente considerado um dos mais poderosos na experiência humana. Virando para a página do editorial, eu leio sobre os suicídios dos homossexuais adolescentes serem duas a três vezes a taxa de suicídios de adolescentes heterossexuais.
Veja a Internet comigo, como eu leio sobre como Fred Phelps de Topeka Kansas e os membros de sua "igreja" falam sobre como Deus está a devastar os Estados Unidos por causa de sua "agenda homossexual". Saiba que se sua igreja está queimando, é meus impostos que pagam o corpo de bombeiros que irá apagar o incêndio.
Leia comigo os e-mails que recebo sobre um garoto que foi perseguido pela floresta, com a idade de 17 anos, tendo uma faca na garganta e sendo chamado de "bicha, bicha, bicha". Difícil de acreditar? Lembre-se de Mathew Shepherd. Lembre-se de Harvey Milk.
Trabalhe comigo enquanto eu sento no final de semana escrevendo uma política de não assédio para o clube de informática que formei há quinze anos atrás, algo que eu nunca pensei que seria necessário. Eu faço isso não por minha iniciativa, mas porque me pedem para fazê-lo para outros membros.
Sente-se à minha mesa de jantar com os meus parentes cristãos fundamentalistas enquanto eles afirmam que o mundo inteiro está desmoronando por causa da "agenda homossexual". Não por causa da ganância, adultério, assassinato, ou o medo e o ódio de outras pessoas, mas porque duas pessoas que se amam querem ser "casados".
Finalmente, por favor, faça este teste simples comigo:
Pense na sua família. Sua amada esposa e seus filhos. Vocês se juntaram no casamento há muito tempo. Você prometeu seu amor a sua parceira. Você orgulhosamente leva a sua parceira de casamento para festas, bailes, festas do escritório.... algo que eu não sou capaz de fazer.
Você teve filhos. Talvez você os adotou, mas em qualquer caso, você os criou e os amava. Você está orgulhoso de suas realizações. Eles fazem amigos, praticam esportes, obtem boas notas na escola. Em muitos estados, eu nunca vou ser capaz de adotar crianças.
Eles se alistam para o serviço militar e servem bem ao seu país. Então, um dia elas aparecem em sua porta com um estranho, e uma baixa desonrosa.
Com lágrimas nos olhos eles te dizem que são homossexuais. Eles dizem que amam a pessoa que está com eles, e querem que você entenda, ame-os e apoie o seu desejo de se casarem. Eles querem que você se orgulhe deles e de sua pessoa amada.
Ora aqui está o teste. Você:

  1. Vai chamá-los de "bicha" e dizer-lhes para sair de sua casa para sempre?
  2. Vai dizer que eles vão queimar no inferno?
  3. Vai dizer a eles que você pode "Aceitar, mas não se esquecer"? ("Não pergunte, Não diga?")
  4. Vai aceitar e receber os dois

Teste finalizado. Como você se saiu? Como você pode ver, embora eu tenha sido "invisível" para a maioria, eu não tenho ficado quieto.
Agora no aniversário do nascimento de Alan Turing, eu escolho não ser quieto nem invisível por mais tempo.
O que isso significa?
Para a maior parte, e sobretudo neste blog, você não verá nenhuma mudança. Tenho 61 anos de idade... o que você já viu é o que você vai ter. Não tenho a intenção de fazer mudanças radicais. Não tenho a intenção de combinar minha "religião" do Software Livre com a minha "religião" de liberdade sexual. Eu não vou levantar a questão da sexualidade em conferências e neste blog. Eu sinto que espalhar a palavra sobre o Software Livre é pelo menos tão importante quanto divulgar a liberdade sexual. Eu não quero que um interferira com o outro.
Da mesma forma eu vou honrar os costumes sexuais de várias sociedades, enquanto eu sou seu convidado.
No entanto, se eu estou em uma conferência e o tema é levantado por outros, não vou fugir dele, e se as pessoas precisarem de uma orelha ou um ombro para se apoiarem no que diz respeito a este tema, eu estarei lá.
Por outro lado, em minhas páginas no Facebook ou em meus tweets você poderá ver ainda mais sobre a homossexualidade... não uma quantidade enorme... só um pouco mais.... sinto muito por isso. Se você não gosta disto, então "un-friend" e "un-follow" pode ser apropriado para você. Eu não vou odiá-lo por isto, apesar de admitir ficar um pouco decepcionado com você.
Se você chegou até aqui, eu o aplaudo. Espero também que todos os meus amigos, tanto virtuais como físicos, heterossexuais, homossexuais, bi-sexuais,transgêneros, transexuais e "outros" ainda irão aparecer, apertar minha mão e me abraçar.... e vão querer ter uma foto comigo como antes.
Lembre-se que eu sou exatamente a mesma pessoa de antes... é só que você sabe um pouco mais sobre mim... na verdade, você sabe TUDO sobre mim. Não tenho outros 'segredos'.
Paz e amor para todos vocês... e... Carpe Diem!

2 comentários:

Eric Messias disse...

Impressionante e emocionante! Este cara é incrível. Passar por tudo isso e ainda sim, de todas as bandeiras que poderia erguer, ergueu a do SL.
Isto só constata o que eu sempre digo pra todos: sexualidade não define caráter! Ações definem!
Mais um grande exemplo de que não importa o que o cara faz "a noite", mas, sim o que ele faz quando sai de casa todas "as manhãs"!

Sil disse...

Vc me fez pensar muito no que minha mãe, já falecida, nos dizia: que o mais importante era ter Honra. E fui criada pensando que honra tinha a ver com não matar, roubar, pagar as contas, enfim... Hoje, acredito que além disso, ter honra é não ter vergonha de ser vc mesmo. De assumir o que quer, o que vc é..pq só vc pode ser vc mesmo neste mundo. Acho tão simples entender vc e tão difícil de entender quem não te entende... Parabéns pelo relato, vc é digno não só pq é usuário de Linux, homossexual ou qualquer rótulo que queiram te dar - vc é digno pq vc é vc mesmo e isso que importante! Vc não passou em branco nessa vida!

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.