junho 22, 2012

[Cyber Cultura] Centenário do Alan Turing

No dia 23 de Junho, próximo Sábado, Alan Turing faria 100 anos.

Alan Turing foi um matemático e criptoanalista britânico que teve grande influência no desenvolvimento da ciência da computação e até hoje é lembrado por seu papel fundamental no esforço britânico de decifrar a criptografia da máquina Enigma, utilizada amplamente pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo a revista Wired, o papel de Alan Turing como criptoanalista foi tão importante que Winston Churchill creditou a ele a maior contribuição individual para a vitória dos Aliados contra a Alemanha nazista. Seus esforços para quebrar a criptografia da máquina Enigma e para construir um equipamento para automatizar este processo permitiu aos britânicos decifrar as mensagens alemãs e, com isso, mudar o rumo da guerra do Atlântico: até então os submatinos U-boats nazistas atacavam constantemente os comboios de suprimentos destinados a Inglaterra durante a guerra.




Alan Turing também ficou conhecido por ter proposto a Máquina de Turing e o Teste de Turing. A Máquina de Turing é um dispositivo teórico conhecido como máquina universal, que foi proposto por Turing em 1936. Ela descreve um modelo conceitual teórico do que seria um computador, que define aspectos lógicos do funcionamento de uma máquina de estados capaz de resolver problemas, incluindo o uso de memória, estados e transições - e daí se deriva também o conceito de algoritmos.





O Teste de Turing foi um desafio teórico proposto por Turing em 1950 para identificar quando estamos lidando com um computador ou com uma pessoa. A idéia deste teste permitiu uma grande evolução na área da Inteligência Artificial.

Entre outras ações realizadas para celebrar o centenário do nascimento do Alan Turing, foi criado o site Alan Turing Year e a versão britânica da revista Wired fez a "Turing Week", com uma coletânea de artigos e entrevistas sobre a vida e o trabalho de Turing. Entre os vários artigos publicados no site da Wired, todos eles interessantes, eu recomendo uma leitura dos seguintes:

O site As Technica também publicou um artigo bem interessante, que eu recomendo a leitura, "The highly productive habits of Alan Turing", que descreve o que considera serem os hábitos de Turing que o levaram ao sucesso: paixão por aprender, evitar ideologias, praticidade, a capacidade de dividir um problema complexo em pequenos problemas, persistência, descontração e dar importância as pessoas e amizades.


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.