maio 22, 2012

[Cidadania] Preconceito online condenado

Essa é uma notícia que, na minha opinião, merece destaque: na semana passada, a Justiça Brasileira condenou uma usuária do Twitter que publicou mensagens ofensivas aos nordestinos logo após a vitória da candidata Dilma Roussef nas eleições presidenciais de 2010.

O caso da jovem estudante Mayara Petruso ficou conhecido nacionalmente: após a eleição da Dilma Roussef, Mayara postou diversas mensagens com ofensas contra os nordestinos, incluindo frases como "Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!". E havia um agravante: Mayara era estudante de direito, e portanto, devia ter noção das consequências de fazer tal tipo de ofensa publicamente.

Mayara foi condenada a um ano e cinco meses de prisão pelo crime de racismo, mas sua pena foi convertida para prestação de serviços comunitários e pagamento de multa, pois a juíza responsável pelo caso entendeu que a acusada não tinha antecedentes criminais e já tinha sofrido “forte punição moral” com a grande repercussão que o caso teve.

Esta punição pode servir de exemplo para que as pessoas pensem duas vezes antes de publicar qualquer tipo de ofensa online. Mas, infelizmente, este não foi o primeiro nem será o último caso de alguém que manifesta pensamentos preconceituosos através da Internet. A Internet nada mais é do que um reflexo de nossa sociedade, e infelizmente diversas formas de racismo e preconceito ainda existem hoje em dia e se manifestam rotineiramente - na Internet e nas iterações entre as pessoas no mundo real.

Não importa qual seja o tipo de preconceito: de cor, raça, social, religioso ou sexual. Até hoje muitas pessoas ainda tem dificuldade em aceitar as diferenças, as individualidades e o livre arbítrio de cada um.

Um comentário:

Meyer disse...

Anchises,

O lay-out novo do blog ficou ótimo, muito melhor do que o antigo, mas dá uma suavizada no desenho das trilhas na parte que fica atrás do texto. Facilita a leitura.

Abração.

Billy

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.