março 29, 2012

[Cidadania] Quem mais precisa de banda larga não tem como pagar

Em Janeiro deste ano a ITU (International Telecommunication Union) lançou um vídeo mostrando os resultados de uma pesquisa mundial sobre a penetração e os custos da banda larga em todo o mundo.

Não é de se espantar que o custo do acesso Internet via banda larga nos países mais desenvolvidos é muito menor do que nos países sub-desenvolvidos ou em desenvolvimento. Ou seja: quem mais precisa do acesso a Internet e tm menos condições para pagar isso é quem paga mais caro. Nos países mais pobres do mundo a banda larga poderia ser o catalisador fundamental para o desenvolvimento em áreas como educação e saúde.



A Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital da ITU definiu em Outubro de 2011 que o serviço de banda larga básica deve custar menos de 5% do rendimento médio mensal em todos os países do mundo até 2015.

Mas a realidade hoje em dia ainda está bem longe: enquanto em Mônaco a banda larga custa o equivalente a 0,3% do salário médio mensal, nos quatro países mais pobres da África a banda larga custa 1.000% (mil por cento!) do salário médio.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.