fevereiro 16, 2012

[Cyber Cultura] Explicando o Anonymous

Há duas semanas, alguns grupos hackers que se intitulam membros do coletivo Anonymous lançaram a chamada Operação OpWeeksPayment e realizaram ataques DDoS a diversos bancos brasileiros, derrubando sites de bancos grandes como o Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, entre outros. Nesta semana, este mesmo grupo tirou do ar os sites das companias aéreas TAM e GOL (operação #OpOverBooking).

Estas ações ganharam enorme repercussão na mídia e geraram até mesmo algumas charges, como você pode ver abaixo. Mas também foram acompanhadas de polêmica: supostos membros do Anonymous Brasil disseram através de dois posts no Pastebin que estes grupos não representam a causa normalmente defendida pelo Anonymous, que geralmente ataca governos e organizações específicas, mas evita prejudicar diretamente a população.





Mas, qual seria então o perfil do Anonymous? Durante a última edição da Campus Party, a área de software livre chegou até a promover um debate sobre este assunto: como diferenciar o hacktivismo (e o ativismo) bom do mal? Qual é a diferença entre o hacktivismo e a "porralouquice"?

Segue abaixo alguns vídeos, documentários e alguns artigos que eu considero essenciais para explicar o fenômeno do Anonymous e que tentam delinear as suas principais características. Após dar uma olhada neles, tente comparar com os supostos objetivos dos ataques acontecidos no Brasil e tire suas próprias conclusões.









Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.