junho 08, 2011

[Segurança] World IPv6 Day

Neste dia 08 de Junho de 2011, diversas empresas e entidades estão organizando o "Dia Mundial do IPv6" (World IPv6 Day), com objetivo de oferecer os seus conteúdos através do protocolo IPv6 para permitir testes de uso e acesso durante 24 horas, motivando as organizações em todos os setores a prepararem os seus ambientes para o padrão IPv6 e garantirem uma transição bem sucedida uma vez que os endereços no padrão IPv4 estão próximos de acabar. O World IPv6 Day acontecerá simultaneamente em todo o mundo. No Brasil o período de 24h de testes começou no dia 07/06/2011 as 21h, e irá até dia 08/06/2011 as 21h (horário de Brasília).

WORLD IPV6 DAY is 8 June 2011 – The Future is ForeverO site oficial do World IPv6 Day disponibiliza muitas informações sobre o protocolo IPv6 e sobre como participar dos testes, além de material para divulgar a iniciativa. Na página do escritório brasileiro da Internet Society também estão disponíveis mais informações sobre a iniciativa.

O usuário interessado em saber se já utiliza o IPv6 pode realizar testes em http://test-ipv6.com.br. Além disso, quem quiser testar se um determinado site Web já está preparado para o IPv6 pode utilizar o validador criado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações: http://validador.ipv6.br

O comitê gestor da Internet brasileira possui um site específico com informações sobre IPv6 para usuários finais, profissionais da área e provedores (http://ipv6.br), que inclui diversas apostilas e palestras sobre IPv6 em português.

Em tempo: a Verisign criou uma página específica con informações úteis sobre IPv6 e o Dia Mundial do IPv6. De acordo com um gráfico disponibilizado pela Verisign, o uso de IPv6 no mundo ainda é muito baixo. Das cerca de 60 bilhões de requisições de resolução de nome para domínios .com e .net que os servidores da Verisign recebem diariamente, menos de 0,8% dessas requisições vem através do protocolo IPv6.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.