fevereiro 17, 2011

[Cyber Cultura] O Facebook é Pop

O Facebook, o maior site de rede social em todo o mundo, está em todo o lugar. Já virou livro e um filme, que ganhou o Globo de Ouro (justamente na categoria de melhor filme) e que está concorrendo ao Oscar 2011 em 8 categorias. O Facebook foi fundado em 2004 e aos poucos foi superando todas as demais redes sociais (como o MySpace, Orkut e alguns outros) na preferência dos Internautas de todo o mundo, atingindo mais de 500 milhões de usuários (uma quantidade de pessoas que, se fosse um país, seria o 3o mais populoso do mundo, menor apenas do que a China e a Índia). Como a Internet tem 2 bilhões de usuários no mundo, isto significa que pelo menos 1 em cada 4 internautas deve ter uma conta no Facebook.

O Facebook já ajudou a aleger presidentes (como o Barack Obama, nos Estados Unidos) e atualmente tem ajudado a derrubar ditadores no Oriente Médio.

Neste mês, o Facebook está em destaque aqui no Brasil, na capa da revista Info Exame. Mas aqui no Brasil, o Facebook ainda está bem atrás do Orkut, a rede social do Google e que é muito popular entre os Brasileiros. Mas esta situação não é tão confortável (ou não deveria ser). O Orkut já foi líder de audiência na Índia (principalmente porque o criador do Orkut foi um Indiano), mas na segunda metade de 2010 ele perdeu a liderança para o Facebook.

Eu imagino que em breve o Facebook também vai superar o Orkut aqui no Brasil. Isto talvez aconteça em um ano, mas é difícil fazer uma previsão pois, na Internet, uma migração em massa dessas pode demorar meses ou pode ocorrer da noite para o dia. Pelo o que eu vejo acontecer com amigos próximos, me parece que o Facebook está adquirindo um status aqui no Brasil como se fosse uma opção mais elitista do que o Orkut - uma forma das pessoa fugirem do lugar comum e se encontrarem em uma rede social que é ao mesmo tempo mais restrita (em termos de público nacional) e, ao mesmo tempo, global. Tenho vários amigos estão deixando o Orkut de lado e usando o Facebook pois tem menos pessoas e menos "tumulto". Entre isso acontecer e o começo de uma migração em massa dos usuários, é só uma questão de tempo. Afinal, quem usa uma determinada rede social o faz para se manter conectado com os amigos. O mesmo fenômeno já aconteceu com os comunicadores instantâneos. Se a maioria dos seus amigos deixarem de usar o Orkut e forem para o Facebook, o que você faria?

De fato, a reportagem da revista Info mostra que o Facebook vem crescendo no Brasil. Enquanto a quantidade de usuários no Facebook praticamente dobrou entre Setembro de 2009 e Maio de 2010 (pulou de 5,5 para 10,7 milhões de usuários), o Orkut permanece quase estagnado entre 26 e 27 milhões de usuários.

O interessante a se pensar, do ponto de vista de segurança da informação, é que esta mudança na preferência das redes sociais pode afetar o cenário do cyber crime no Brasil. Atualmente os cyber criminosos brasileiros costumam utilizar o Orkut como tema para criar mensagens de phishing, páginas falsas (para roubar dados de login e senha), ou eventualmente criam códigos maliciosos que utilizam o Orkut para invadir as vítimas. Como poucos países utilizam o Orkut, estes ataques focam naturalmente restritos ao público nacional. Por outro lado, os vírus criados atualmente que utilizam o Facebook são criados por criminosos de outros países e normalmente não afetam usuários brasileiros. Porém, a partir do momento em que o Facebook se torne popular no Brasil, os tipos de crimes cibernéticos que ocorrem isoladamente nessas redes provavelmente irão convergir.

O resultado é que, se hoje o cyber crime brasileiro ainda é muito restrito ao território nacional (criminosos brasileiros atacando bancos e usuários nacionais, usando ferramentas criadas localmente), provavelmente a popularização do Facebook permitirá que cyber criminosos brasileiros começem a interagir mais efetivamente com seus pares no exterior, aproveitando a expertise que eles já tem em explorar o Facebook. Os cyber criminosos brasileiros, que são especialistas em criar mensagens de phishing e Banking Trojans, começarão a atacar através do Facebook. Ao mesmo tempo, se antes um phishing ou um vírus brasileiro que explorasse o Orkut ficava restrito ao Brasil, em breve os golpes nacionais usando o Facebook poderão facilmente se espalhar pelo mundo todo. Além disso, os internautas brasileiros que utilizam o Facebook são potenciais vítimas de gangs extrangeiras que já utilizam essa rede social para espalhar vírus e realizar diversos tipos de ataques.

Será que estaremos preparados para isso?

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.