agosto 20, 2010

[Segurança] O perigo de se expor em redes sociais

Eu estava visitando o blog do Dr. Mariano e vi um post muito interessante, entitulado "O perigo de suas informações pessoais na internet!", que fala sobre os perigos relacionados as informações que as pessoas publicam inocentemente em seus perfis nas redes sociais e que podem ser usadas por criminosos contra elas próprias. Segundo o artigo do Delegado Mariano, cerca de quatro em cada dez pessoas que usam redes sociais (como Orkut, Facebook e o Twitter) publicam comentários específicos sobre seus planos para feriados e um terço faz atualizações durante seus passeios num final de semana. "Essa falta de cuidado pode facilmente fazer com que criminosos descubram os interesses das pessoas, localização, movimentos e se estão fora de casa", ele completa.

Na verdade, este artigo faz referência a uma reportagem do Fantástico que foi ao ar no começo do mês (e eu não a tinha visto até então) e a um artigo no UOL.

A reportagem do Fantástico, chamada "Quadrilha escolhia vítimas para sequestro pela internet, diz polícia", foi ao ar no domingo dia 01 de agosto e mostra uma quadrilha paulista que sequestrava jovens e que escolhia suas vítimas através das redes sociais. Eles procuravam usuários que mostravam sinais de riqueza em seus perfis, principalmente através das fotos de suas casas e de viagens para o exterior. Depois, os membros da quadrilha começavam a frequentar os mesmos bares e danceterias da vítima escolhida para ter certeza da situação financeira da família.

A quadrilha era violenta. A reportagem mostra o momento considerado o mais tenso das negociações, quando o sequestrador ameaçou cortar uma orelha ou um dedo do estudante. Segundo as investigações, em um mês a quadrilha praticou dois sequestros e já possuía uma lista de novas vítimas. (veja a reportagem abaixo)



Recentemente, a Folha.com também publicou uma reportagem sobre Quadrilhas que monitoram perfis no Twitter e detectam oportunidades para roubar residências. As quadrilhas, no caso, atuam nos Estados Unidos, Holanda e México, mas nada impede que quadrilhas brasileiras façam o mesmo.

"Perceba a crueldade e a violência com que agem os criminosos mostrados na reportagem e as graves consequências do que pode acontecer pela falta de controle de informações na internet."
Delegado José Mariano de Araujo Filho


As recomendações são muito simples: devemos sempre evitar publicar dados pessoais na Internet, seja no perfil de redes sociais, através de comentários nos quadros de mensagens (o "scrapbook" do Orkut, por exemplo) ou em mensagens do Twitter. Nunca divulgue publicamente seu endereço e telefone. Também evite publicar fotos suas que mostrem alguma ostentação. Evite também aceitar o convite de amizade de alguém que você não conheça. Por último, use os controles de privacidade existente nas redes sociais para definir quem pode visualizar os seus dados e suas fotos, e permita o acesso somente para o seu grupo de amigos, aqueles que você conhece.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.