maio 10, 2010

[Segurança] A Polícia e a perícia digital

Conforme o colega blogueiro Luiz Rabelo colocou em seu blog "brazil forensics blog", o Jornal Nacional mostrou uma reportagem interessante sobre como a polícia de São Paulo utiliza a tecnologia para investigar diversos crimes que envolvem o uso de computadores e celulares. Diz o repórter no início da entrevista:
"Sem lupa, sem luvas. Quando a prova do crime está em bites e bytes, a perícia convencional dá lugar a uma investigação digital."

A reportagem "Investigação de computadores ajuda polícia de São Paulo" (veja o vídeo abaixo) foi ao ar no Sábado, dia 08/05/2010. A Globo mostra como a tecnologia já faz parte da investigação dos policiais, através de equipamentos forenses específicos para análises de aparelhos móveis e computadores. Estes equipamentos podem revelar as ligações e as mensagens em um celular, ou vasculhar todos os arquivos de um computador, inclusive os apagados. Por exemplo, a reportagem mostra um vídeo que a polícia recuperou do computador de um criminoso, que mostrava os clientes de um caixa eletrônico digitando suas senhas.



Segundo dados do Instituto de Criminalística apresentados na reportagem, o número de perícias digitais em São Paulo subiu de 535 em 2000 para 2.876 em 2009, um aumento de mais de 437% nos últimos dez anos. Afinal, os computadores e celulares já fazem parte da vida de todos nós (incluindo as vítimas e os criminosos). A reportagem termina lembrando que a Polícia espera aumentar o número de casos resolvidos com o uso da tecnologia.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.