maio 01, 2009

[Segurança] Um pouco mais sobre a gripe suína

Policemen in Seattle wearing masks made by the Red Cross, during the influenza epidemic. December 1918. Source: National Archives
Já há vários sites com matérias e notícias interessantes sobre como a gripe suína pode afetar as empresas e como elas podem se preparar.

Uma reportagem recente da INFO Online lista as últimas pandemias da história, mas deixa de fora a SARS (também chamada de gripe aviária, de 2003) e a "avian flu" que ocorreu em 2006 (dessa eu nem lembrava):
  • 1918 e 1919 – Gripe espanhola: A primeira pandemia do século XX foi também, segundo os historiadores, a pior pandemia do século. Ela surgiu no período de 1918 a 1919 e contaminou de 20% a 40% da população mundial, matando mais de 40 milhões de pessoas. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas faleceram, matando até o Presidente da República da época, Rodrigues Alves, durante seu segundo mandato, em 1919.
  • 1957-1958 – Gripe asiática: O vírus H2N2 fez suas primeiras vítimas na China, onde teve seu primeiro isolamento. Em dois meses, a doença se espalhou por Hong Kong, Singapura, Índia e todo o Oriente. Depois foi a vez de África, Europa e, por último, Estados Unidos. Em dez meses, o vírus se espalhou por todo o mundo e o número de vítimas mortais chegou a dois milhões.
  • 1968-1969 Gripe de Hong Kong.

Mas, voltando a falar sobre prevenção e Business Continuity Plan, eu encontrei uma série de artigos muito interessante da CSO Online:
  • "Swine Flu: To Fear is to Fail", discutindo a diferença entre preocupação com o problema (e necessidade de prevenção) versus Pânico (que é o que ocorre na maioria das vezes);
  • o EXCELENTE artigo "Pandemic Preparedness Primer" com uma extensa e rica lista de recursos e informações sobre como empresas e empregados podem atualizar ou desenvolver seus planos de continuidade de negócio (business continuity plans) imediatamente

Além do mais, para ajudar as empresas, entidades e pessoas a organizarem seus esforços de combate a pandemia de gripe, o governo americano criou o website PandemicFlu.gov com muita informação disponível online para ajudar no rápido desenvolvimento de estratégias, planos e ações. Há vários guias, artigos, templates e checklists disponíveis gratuitamente no site.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.