maio 05, 2009

[Segurança] Relatório global de ameaças da Symantec

Conforme vários sites tem notificado recentemente, a Symantec lançou em meados de Abril o seu relatório anual sobre as Ameaças de Segurança na Internet (Internet Security Threat Report Volume XIV) referente ao ano de 2008.

O relatório é enorme, e apresenta um panorama completo das ameaças eletrônicas em todo o mundo no ano de 2008. No site da Symantec é possível abaixar o relatório completo, um "resumo" de 19 páginas e quatro relatórios setoriais sobre a América Latina, Ásia + Pacífico + Japão (APJ), Europa e Oriente Médio (EMEA) e um sobre as ameaças aos governos e serviços de infra-estrutura pública. O site também disponibiliza um webcast e uma apresentação em Flash sobre o relatório.

Este relatório contém (provavelmente) milhares de dados estatísticos sobre as ameaças virtuais, cyber ataques e SPAMs, o que tem feito a felicidade dos profissinais da área e jornalistas, que podem basear seus trabalhos em dados concretos sobre o cenário mundial de ameaças.

A revista Decision Report publicou recentemente alguns dados:
    Table 1. New malicious code signatures
  • O roubo de informações de cartão de crédito no Brasil representa 32% das invasões na Internet realizadas pelos cibercriminosos por meio de códigos maliciosos
  • Os bancos brasileiros respondem por 19% de crimes digitais
  • O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking global de ataques (no ano passado era a 12ª posição).
  • O Brasil também ocupa a liderança em atividades maliciosas na América Latina, contabilizando 34% do total (somos o 5º no mundo).
  • Os Estados Unidos ocupa a liderança no ranking de origem dos ataques, com 25% de todos os ataques detectados contra alvos mundiais.


Também somos o 5º país com maior atividade maliciosa, atrás dos EUA, China, Alemanha e inglaterra. Nós representamos 4% das atividades globais.

Um último dado estatístico que eu achei muito curioso é que Buenos Aires é a cidade com maior quantidade de micros infectados por botnets em todo o mundo, representando 4% do total mundial. Já a China é o país com maior número de hosts infectados por bots, com 13% do total.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.