janeiro 16, 2009

[Segurança] Domínios brasineiros adotam o DNSSEC

O Registro.br anunciou que ativou o uso de DNSSEC (DNS Security Extension) para os domínios com.br e org.br. O uso de DNSSEC para estes domínios é opcional, porém é altamente recomendável.

O DNSSEC traz grande benefício para a comunidade Internet (sites e usuários) pois garante a autenticidade das informações publicadas nos servidores de nome de domínio. Durante o processo de resolução de nomes, o DNSSEC utiliza algoritmos criptográficos para garantir a origem e a integridade da informação recebida. Por isso, esta tecnologia é reconhecida como sendo a única solução efetiva disponível para a proteção contra ataques de DNS cache poisoning (poluição de cache), que é muito utilizado para redirecionar usuários e comunicações para sites falsos.

A página do anúncio no Registro.br possui várias informações adicionais para que os administradores saibam como utilizar este recurso. Para saber mais sobre DNSSEC, o site www.dnssec.net é uma ótima referência, com artigos, apresentações, informações técnicas, listas, etc.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.