março 12, 2008

[Segurança] Dispositivos cardíacos vulneráveis a ataques !!!

Hoje saiu uma notícia assustadora no New York Times: "A Heart Device Is Found Vulnerable to Hacker Attacks" (Dispositivos cardíacos são vulneráveis a ataques de hacker).

Segundo a reportagem, pesquisadores descobriram que, teoricamente, é possível obter acesso, via wireless, a modernos dispositivos cardíacos. É possível reprogramá-los para desligar ou causar descargas elétricas potencialmente fatais !!!

O lado bom da notícia é que, por enquanto, é muito difícil reproduzir esta ameaça no mindo real: demanda equipamentos caros, conhecimento específico e uma proximidade muito gtande (2 polegadas) do alvo.

Entretando, já vimos esta história se repetir muitas vezes: a comunidade hacker e cracker rapidamente consegue desenvolver novas formas e ferramentas de ataques quando lhe convém. As limitações que os pesquisadores colocam não são suficientes para evitar que esta ameaça saia do mundo teórico e se torne real. Esta ameaça pode interessar muito a grupos terroristas: várias pessoas importantes, potenciais alvos de grupos terroristas ou extremistas, podem ser usuárias destes dispositivos (como autoridades e chefes de estado - a reportagem cita ninguém menos que o vice-presidente americano Dick Cheney).

A história se repete: diversos aparatos tecnológicos surgem diariamente, em sua maioria o fabricante teve pouca (ou nenhuma) preocupação com a segurança vulnerabilidade do equipamento, tornando fácil a vida dos hackers e crackers de plantão (e trazendo dor de cabeça para os profissionais de segurança).

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.