outubro 19, 2017

[Segurança] Uma BSidesSP por ano

Não foi uma decisão fácil. Foi preciso muita coragem, muita discussão interna e superar uma grande dose de frustração, mas ao final nós, da organização da Security BSides São Paulo, decidimos a partir de agora realizar apenas uma edição da BSidesSP por ano. Desde quando começamos a organizar o evento, em 2011, realizamos 2 ou 3 edições por ano, totalizando 14 edições da BSidesSP e uma BSidesLatam (em 2016).

Neste ano realizamos a 14a edição da BSidesSP no primeiro semestre, nos dias 20 e 21 de Maio. O evento foi um sucesso, com muitas atividades bem legais, e atingimos um público record de 770 pessoas.

Mas esse sucesso veio com um preço alto: o evento ficou muito grande para conseguirmos organizar 2 edições por ano. E aí precisamos tomar a decisão de dar um pequeno passo para trás e focar nossos esforços em fazer apenas uma edição por ano.

Resumindo, o principal motivo para tomarmos essa decisão que foi porque o evento ficou grande demais para nossa capacidade atual de organiza-lo. O evento é totalmente realizado por voluntários, em nosso tempo livre do trabalho, e nunca tivemos um time com pessoas dedicadas unicamente a organizar eventos. E somos um time pequeno: os responsáveis pela BSidesSP são 5 pessoas (os que tomam as decisões estratégicas e cuida do financeiro), com mais 12 amigos que ajudam na organização e atuam como voluntários no dia, que batizamos carinhosamente de "Hand of King". Além de sermos um time pequeno, naturalmente existem algumas pessoas se dedicam mais e outras menos, e assim, a BSidesSP está consomindo muito esforço de algumas pessoas chave.

Além do problema acima, a PUC-SP ficou muito pequena para nós, o que pode ser percebido pelos participantes principalmente na hora do almoço e na cerimônia de encerramento, quando lotamos o espaço disponível para essas atividades. Assim, precisamos de um tempo maior para organizar a próxima edição, o que inclui pensar em formas de aproveitar melhor a infra-estrutura da PUC-SP ou, então, buscar um outro local.

A partir deste ano, vamos então realizar sempre uma edição da BSidesSP por ano, e até segunda ordem, ela sempre será no 1o semestre do ano, próximo ao You Sh0t the Sheriff.

Atualização (20/10): Há dois motivos principais para que tenhamos preferência por realizar a BSidesSP no primeiro semestre de cada ano:

  • O segundo semestre sempre é muito mais lotado de eventos, principalmente dos principais eventos da área. Já o primeiro semestre é bem mais tranquilo, com poucos eventos relevantes acontecendo. Menos evento significa mais interesse do público, mais disponibilidade de datas, maior disponibilidade de patrocinadores e palestrantes;
  • Como nós queremos realizar a BSidesSP em finais de semana e próximo a outros eventos importantes da área, a escolha no 1o semestre sempre foi bem tranquilo, pois a YSTS acontece as segundas-feiras e fica um ótimo arranjo para realizarmos a BSides no final de semana anterior. Assim, quem vai no YSTS consegue facilmente aproveitar um dia a mais (na véspera) para ir na BSidesSP também. Já no 2o semestre,os 2 eventos que mais gostamos (H2HC e RoadsecSP) acontecem no final de semana, então teríamos que ter a BSidesSP no final de semana anterior ou posterior. Nesses casos, a BSidesSP ficaria bem distante do outro evento, o que é algo ruim para nós.


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.